Home

Associado

Logo

Escolas do futuro: a formação através da aprendizagem ativa

A escola é responsável pelo desenvolvimento do conhecimento de jovens e crianças, e ocupa a maior parte dos anos da vida de uma pessoa. Ela permite o desenvolvimento de habilidades que irão auxiliar os futuros adultos na execução de seus projetos de vida.

“É na escola que sistematizamos o conhecimento e ajudamos a ressignificar o mundo, desenvolvendo valores próprios das relações humanas como o respeito, a empatia e a resiliência. Por meio das atividades, projetos e eventos, eles ‘aprendem a aprender’ para que possam deixar a instituição e serem capazes de continuar aprendendo com as situações da vida”, explica Márcio Bergamini, diretor do Colégio São Benedito.

As metodologias de ensino sofreram mudanças drásticas com o passar dos anos. “O advento das tecnologias da informação e comunicação muda a nossa forma de relacionar com o conhecimento. Ele não é mais exclusividade do professor, nem pode ser fragmentado em disciplinas fechadas. Tudo se relaciona. É o que Edgar Morin chama de pensamento complexo e o que Antoni Zambala chama de enfoque globalizador”, aponta o diretor.

Ele destaca que além das disciplinas voltadas para a tecnologia e inovação, é preciso também focar no desenvolvimento dos valores básicos destas crianças e jovens. “Por tudo que vemos no nosso dia a dia, penso que a necessidade principal está na formação humana. Na educação do caráter e no controle das emoções através do autoconhecimento”, completa o representante do Colégio São Benedito.

Para finalizar, Bergamini explica que antes de escolher uma instituição de ensino, além do preço deve-se estar atento ao tipo de aprendizagem que se espera da escola; se ela será conteudista, tecnológica, ou integradora voltada para aspectos da formação humana. Depois o modo de operação dela, que envolve horários, atividades e rotina. E a terceira etapa seria conferir os recursos físicos e estruturais, para finalmente poder analisar os investimentos, e possivelmente negociar os preços.