Faceta ou lente de contato? Saiba a diferença

Quem nunca desejou ter o sorriso igual ao dos artistas de Hollywood? Super branquinho e com simetria perfeita. Existem duas alternativas para alcançar o “sorriso Hollywoodiano”: as facetas ou as lentes de contato. Vários famosos já fizeram o procedimento, de Miley Cyrus a David Beckham. Mas qual é a diferença entre faceta e lente de contato?

Como explica a dentista dra. Cláudia Telles, da Clínica Arcaro, as facetas e as lentes de contato são feitas em porcelana e indicadas para serem coladas na frente do dente. “O que diferencia uma da outra é a necessidade de desgaste dental e a espessura. As facetas requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicada para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou que a cor esteja muito alterada, escurecida. Já as lentes de contato não requerem nenhum preparo e são extremamente finas, chegando a ter menos que meio milímetro”, conta a profissional.

E o que as lentes e facetas corrigem? Ambas consertam discrepâncias (quando o paciente tem um dente maior que o outro, assimétricos), dentes escurecidos e resistentes ao clareamento dental e fechamento de diastemas (espaços entre os dentes). Servem também para alterar o formato dos dentes e dar maior harmonia ao sorriso.

São diversos benefícios gerados pelo uso das facetas e lentes, tanto na estética quanto para a autoestima de uma pessoa. “Elas também oferecem mais rapidez de tratamento que leva, em média, três consultas. Há também a baixa manutenção, até porque a porcelana não altera a cor, além de mínimos desgastes nos dentes naturais”, ressalta Cláudia.

Gostou da ideia de ter um sorriso de cinema utilizando facetas ou lentes de contato? A dentista da Clínica Arcaro recomenda que o paciente procure, antes de tudo, empresas com experiência de mercado e de confiança, e que ofereçam uma avaliação e orçamento detalhado, para só então realizarem o sonho de transformar o sorriso.