FCA e FT farão parte do Centro de Inteligência Artificial

31/05/2021

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp irão integrar o Centro de Inteligência Artificial, denominado Brazilian Institute of Data Science (BIOS) – projeto recentemente aprovado pela Fapesp. De acordo com matéria divulgada pela Prefeitura de Limeira, agora as pesquisas desenvolvidas pelas duas faculdades na área de Inteligência Artificial poderão fomentar a criação de startups, a geração de novos negócios e a realização de parcerias com o setor público. A iniciativa recebeu apoio institucional da Prefeitura . 

O BIOS é resultado de um grande esforço da Unicamp para reunir pesquisadores e iniciativa privada em uma chamada pública da Fapesp, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que previa a criação de Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial. A chamada pública foi concluída e o BIOS é uma das seis propostas aprovadas em todo o Brasil. Com a aprovação, o Bios receberá investimentos de R$ 10 milhões no período de cinco anos, valor que poderá dobrar com a renovação dos contratos.

Segundo o integrante do BIOS e professor da FCA, Leonardo Tomazeli Duarte, a aprovação do projeto permitirá o financiamento de pós-graduandos interessados em pesquisas na área de Inteligência Artificial, bem como o estabelecimento de novas parcerias com empresas e instituições do setor público.

Dentro da proposta do BIOS, o professor esclarece que a FCA irá atuar no desenvolvimento de novos métodos de aprendizado de máquina e de otimização, além de aplicações em áreas como saúde, agricultura e indústria. “Por ser uma unidade interdisciplinar, que congrega áreas que vão desde a engenharia até as ciências humanas e sociais aplicadas, a FCA também terá um papel importante no estudo das implicações sociais do uso da Inteligência Artificial”, afirma. 

Nesse sentido, o professor destaca o papel da Prefeitura de Limeira. Ele afirma que, ainda em 2020, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, representando o prefeito Mario Botion, elaborou uma “Carta de Apoio Institucional” ao projeto.

O Bios reunirá uma equipe interdisciplinar, com mais de 120 pesquisadores, cinco instituições acadêmicas (Fiocruz, ITA, UFABC, UFAM e USP) e três empresas parceiras (FITec, Hospital Israelita Albert Einstein e CPQD). A iniciativa conta com a consultoria de transformação digital TEMPLO.cc como parceira cofundadora. A iniciativa é liderada pelo professor João Marcos Romano, professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e atual Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp. 

tags: unicamp, fca, pesquisa, investimento

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?