FENACIL é sucesso e movimenta mais de 500 milhões na economia limeirense

Em sua primeira edição, a Feira de Empreendedorismo e Negócios da ACIL (FENACIL), já havia sido um sucesso e mostrado o grande potencial que a cidade possui. Em 2019, muito mais do que exibir uma marca, as empresas participantes puderam potencializar a sua rede de contatos, aprimorar seus conhecimentos através das palestras, compartilhar experiências através das relações desenvolvidas e das rodas de conversas, além de terem a oportunidade de firmarem novas parcerias. 

Novamente a tarefa de produzir uma feira de sucesso foi entregue aos integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), a qual foi cumprida com maestria. “Quando recebi o convite para fazer parte do NJE, não imaginava a intensidade e o quanto o Núcleo me ajudaria a crescer profissional e pessoalmente. Olhar para algumas semanas atrás e ver como foi a FENACIL é uma mistura de sentimentos de alegria, orgulho, superação e gratidão”, conta Carolina Pranzetti Negro, integrante do NJE.

Ela acrescenta que foram meses de reuniões, planejando cada detalhe e sonhando como seria a feira, que superou as expectativas de todos que participaram. “Agradeço a todos os expositores, empresários, empreendedores, palestrantes, colaboradores da ACIL e o público que prestigiou nosso evento: sem vocês nada disso teria se tornado realidade”, completa Carolina.

“Visitei a FENACIL como representante da empresa Sígel Energia Fotovoltaica. A feira contava com excelentes palestras e ótimos expositores, mas o que mais se destacou para mim foi a possibilidade de networking com os mais de quatro mil visitantes. Com ambiente descontraído, era fácil encontrar um colega que apresentava mais colegas e assim surgia a oportunidade de novos negócios e parcerias. Sem dúvida, a feira traz um grande impacto positivo para o empreendedorismo de Limeira e região”.
- Marcos Vinícius G. Casseb, representante da Sígel - Energia Fotovoltaica.

A FENACIL 2019 aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos do Shopping Nações Limeira. A solenidade de abertura do evento contou com a presença de convidados e diversas autoridades da cidade e região. 

No primeiro dia foi destaque a presença do News Truck da CBN Campinas, que realizou a cobertura completa do evento, além de entrevistas ao vivo com convidados especiais da FENACIL.

Mas nada disso seria possível, se o evento não contasse com seus 80 expositores que estiveram mostrando e exaltando seus produtos e serviços para os mais de 4 mil visitantes presentes na feira. 

Com público diversificado, tanto de Limeira quanto de outras cidades da região, muitos negócios foram fechados e várias empresas tiveram retorno significativo ao conquistar novos clientes e parcerias, além de fortalecer a sua marca e poderem trocar conhecimentos de mercado com outros profissionais.

Para a segunda edição da FENACIL, foi preparada uma programação de ponta que contou com a presença de 42 profissionais especialistas de diversos segmentos. 

Quem prestigiou o eventou teve a oportunidade de participar de palestras, com as mais diferentes temáticas, direcionadas para diversas áreas do mercado, que foram distribuídas entre as Arenas de Negócios e de Conhecimento. O Ex-CEO da Jaguar Land Rover, Flavio Padovan, trouxe a palestra Liderança e Gestão, foi um dos especiailistas que passaram pela FENACIL, assim como Thiago Scuro, da RedBull Sports, que falou sobre a Gestão do Futebol e como as ações podem impactar diretamente no desempenho de uma organização.

A diversidade não se limitou às pautas das palestras, mas também nas três Rodadas de Negócios, que contaram com 75 participantes no total. Nas rodadas, estes empreendedores puderam apresentar os seus negócios, evidenciar os interesses e o que cada um poderia oferecer, tendo ali a oportunidade de prospectar parcerias e novos clientes. A organização garantiu o dinamismo do projeto, e apresentou um desafio a mais para os participantes, que tinham um tempo cronometrado para se apresentarem e cativarem a atenção dos demais.

“Me surpreendeu! Já estive em diversas feiras de vários segmentos como agrícolas, máquinas e ferramentas, embalagens, alimentos, suplementos, etc., todas em grandes centros urbanos e a FENACIL não deixou nada a desejar. Muito pelo contrário, a organização estava impecável, a disposição dos estandes, a tecnologia aplicada estava excelente, ou seja, apesar de ser uma feira pequena perto dessas citadas, estava com muito conteúdo, proporcionando diversas oportunidades de negócios, que acredito ser o maior intuito dela, além das palestras sensacionais. A ACIL está de parabéns pela FENACIL 2019 e que venham muitas outras”. 
- Thiago Valencia, da Estação Saúde.

As Rodas de Conversas e painéis interativos apresentaram temas relevantes e que impactam diariamente a vida doempreendedor. Foram seis rodas, onde os presentes nestes bate-papos puderam debater e sanar dúvidas com profissionais das mais diversas áreas, sobre temas como carreira 4.0, marketing digital, IOF sobre exportação, diversidade e inovação, leis trabalhistas e sobre licitações públicas. Já nos três painéis, foi possível conferir dicas de como se estabelecer na Indústria 4.0, empreendedorismo feminino e startups. 

E por falar em startup, este ano a Feira trouxe uma arena exclusiva para elas. Para compor o espaço, foram escolhidas nove empresas em construção, que puderam apresentar as suas ideias e visões com produtos e serviços inovadores, trazendo melhorias e soluções para o mercado. Com isso, também puderam aproximar-se de empresas já consolidadas, trocar conhecimentos com profissionais que atuam à anos no mercado, além de ganharem visibilidade e sugestões para seus negócios, potencializando ainda mais as chances de sucesso. 

Outro destaque foi a presença de entidades, que puderam mostrar um pouco dos trabalhos sociais e econômicos desenvolvidos em prol da comunidade limeirense. 

“Iniciativas como a FENACIL são vitais para o desenvolvimento de nossa cidade. Propiciar o encontro de tantas pessoas boas que diariamente constroem as empresas e associações de nossa cidade, gera novas oportunidades e ideias de grande valor. Parabéns à ACIL e seu Núcleo de Jovens pela iniciativa e pelo foco em fazer acontecer!”. 
- Raul Groppo, do Observatório Social do Brasil – Limeira.

Uma das novidades que chamou a atenção dos expositores e visitantes do evento foi o aplicativo FENACIL, disponível para smartphones de sistema ndroid e iOS. Toda a programação de palestras, mapa de estandes puderam ser conferidas no app, que também funcionava como uma pequena rede social da feira, onde expositores e visitantes poderiam compartilhar pequenos leads e trocar informações. Foram mais de 1.200 downloads do aplicativo, com mais de 80% dos usuários logados em suas contas e conferindo suas funcionalidades.

Para incentivar ainda mais esta interação, foi desenvolvido um game dentro do próprio aplicativo, que no final rendeu dez premiações. Poderiam participar do jogo somente visitantes. Cada interação com posts e produção de conteúdo rendeu uma pontuação, e com base no total de pontos foi gerado um ranking entre os usuários para a entrega dos prêmios, oferecidos pelos próprios expositores da feira. Foram diversas recompensas, entre elas seis meses de Carro Fácil, uma bolsa de estudos para o curso de idiomas, cafeteira, caixas de som bluetooth, entre outras.

“O evento foi muito bem planejado, não deixando nada a desejar em termos de estrutura e organização. Nosso estande foi muito visitado pelo público, nosso novo serviço a TV por assinatura foi bem divulgado de forma que o público interagiu com as atividades propostas, atingindo assim nossa meta de fazer conhecida nossa marca e qualidade de serviços. Em contato com outros empresários participantes da feira recebemos vários elogios a respeito do nosso espaço e atendimento prestado a todos. Acredito que a FENACIL tenha sido um marco para nós da Network Telecomunicações, por toda nossa estrutura e reconhecimento dos visitantes em nosso estande e também pela receptividade do público com nosso novo produto, que é a nossa TV com tecnologia em fibra ótica”.
- Clayton Assis, da Network Telecomunicações.

Os impactos de um evento do porte da FENACIL, não se limitaram apenas aos dias de seu funcionamento, mas também auxiliou no giro da economia local. Acredita-se que, somente dentro de Limeira, foi realizado um grande investimento entre serviços e produtos destinados à realização da feira, tanto por parte da Associação quanto dos expositores. “Estima-se que, só dentro de nossa cidade, tenha sido injetado mais de meio milhão de reais. Os resultados foram positivos, e o feedback de quem participou ou esteve presente tem sido muito bom”, comenta José Mário Bozza Gazzetta, presidente da ACIL. 

Todos que passaram pela feira demonstraram grande satisfação com o objetivo alcançado pelo NJE e colaboradores da própria Associação. A FENACIL tem tudo para entrar no calendário oficial da cidade, como um dos maiores eventos de empreendedorismo e negócios do interior de São Paulo. Nada disso seria possível sem a ajuda dos seus patrocinadores: Porto Seguro, Bariflex, Claudio Zalaf Advogados Associados, Icone Telecom, Network, SICOOB, Atlas, ProDB – Woclo, Ubirajara, OMIE e PrintFood.