Formação técnica é aliada para o crescimento econômico

27/01/2020

A formação técnica dá ao aluno formado a visão sobre os processos de maneira que ele possa executá-los e refletir sobre o que está fazendo, podendo trazer melhorias e inovações para a área produtiva. O ensino técnico é voltado às demandas do mercado de trabalho, com alto índice de empregabilidade.

No Brasil, há mais de 1,9 milhão de matrículas no ensino técnico e, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira), no último Censo de Educação Superior, ele cresceu 5,6% em comparação ao levantamento anterior.

Hoje um dos cursos mais procurados por alunos no colégio Procotil é o de Enfermagem, além daqueles voltados para área da indústria. “Este ano vem com a forte promessa de retomada econômica, com foco muito grande nas indústrias. Por isso, vemos muito potencial de demanda para profissionais da Qualidade”, conta Gabriel Cazzeri I. Figueiredo, diretor administrativo e coproprietário do colégio.

Há também os cursos técnicos em Química e Segurança no Trabalho, que possuem boa abrangência no mercado. Segundo o diretor, com o reaquecimento econômico previsto para 2020, há a procura crescente por profissionais destas áreas, devido à grande participação de Limeira nos setores de metalomecânica e produção química como pigmentos, alimentos e semijoias.

Com tantas possibilidades, é comum ficar na dúvida sobre qual curso ingressar, principalmente entre os adolescentes. “O ensino técnico quando feito por um jovem que ainda está no ensino médio, deve ser visto como a primeira oportunidade de conhecer a profissão, portanto, mais importante do que saber o que cursar, é realmente fazer algum curso e assim poder decidir a carreira que irá seguir”, ressalta o proprietário do Procotil.

É preciso também estar atento a instituição em que pessoa irá se matricular para evitar problemas no futuro. “As escolas de cursos técnicos e ensino regular são supervisionadas pela Diretoria Regional de Ensino. Todas as Portarias de autorização de cursos são publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, por isso indico que os alunos solicitem no colégio, uma cópia da autorização do curso, antes de se matricularem”, finaliza Figueiredo.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?