Informação e diagnóstico precoce colaboram no tratamento do câncer de prostata

01/11/2019

Em novembro é lançada a campanha Novembro Azul, que fala sobre a conscientização do câncer de próstata. Segundo uma estimativa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2018, foram constatados 68.220 novos casos da doença no Brasil. Esta é a segunda maior causa de mortes em homens no País, com mais de 14 mil óbitos.

O câncer de próstata normalmente cresce de forma silenciosa, sem dar vestígios de sua presença até o seu estágio mais complicado. É por isso, que o diagnóstico precoce da doença é essencial, e este só pode ser feito através de dois exames: o do o antígeno prostático específico (PSA), que é feito através da coleta de sangue; junto com o exame de toque retal.

Grupo de risco

Apesar dos cuidados constantes com a saúde durante toda a vida, homens acima de 40 anos estão mais propensos a desenvolverem o câncer. Por isso é recomendado que a partir desta idade, os exames de PSA e toque sejam realizados ao menos uma vez por ano, para que caso sejam encontradas alterações, o tratamento seja feito no início da doença.

Outras situações também aumentam as chances de desenvolvimento da doença como histórico familiar. Homens que o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte deste grupo e também devem realizar o acompanhamento médico desde cedo. Estudos recentes também apontam que a obesidade e o sedentarismo, também aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

Sintomas

Alguns sinais podem indicar o desenvolvimento do câncer de próstata, em sua fase inicial como dificuldade de urinar, presença de sangue, diminuição no jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Caso constatado um ou mais sintomas, um médico especialista deve ser imediatamente consultado.

Porém é preciso reforçar: não ter algum destes sintomas, não significa a inexistência da doença, e por isso o homem deve realizar seus exames de rotina normalmente.

Tratamento

Assim como outros tipos de câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o tratamento para o de próstata varia de acordo com o perfil do paciente e suas condições físicas, assim como o estágio da doença em seu organismo. Portanto, cada caso deve ser analisado de forma individual, sem a comparação entre pacientes.

Em pacientes de baixo risco, segundo o INCA, é feita a vigilância ativa da doença, em que ela é monitorada através de exames de toque e PSA periódicos, sem a necessidade de tratamento imediato. Em jovens adultos, em que os tumores crescem rápidos, este método não é recomendado.

Em Limeira, desde o dia primeiro de novembro, interessados poderão realizar o exame de PSA gratuitamente nas Unidaddes Básicas de Saúde da Prefeitura, das 7h às 9h.

Em pacientes mais avançados, podem ser aplicadas cirurgias oncológicas, radioterapia, hormonioterapia ou a combinação de tratamentos. Quem irá melhor diagnosticar o paciente sobre que ação tomar é o médico oncologista, e por isso não deve-se basear em experiências e casos de terceiros, principalmente que envolvam a automedicação e tratamentos alternativos, pois estes podem colocar em risco a vida do homem.

Campanha

A Prefeitura de Limeira e a Santa Casa lançam na próxima terça-feira (5 de novembro), no Parque Cidade, a Campanha Novembro Azul 2019, que é dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A abertura oficial da campanha ocorre no Parque Cidade, que fica na Rua João Kühl Filho, s/nº (ao lado da Biblioteca Pedagógica), das 18h às 21h. Na ocasião, haverá palestras com o urologista Daniel de Almeida Braga e com o coordenador médico do serviço de radioterapia da Santa Casa, Leonardo Lage, às 18h30.

A partir das 19h, homens acima de 50 anos poderão fazer a coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico) - exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estado inicial. A coleta será disponibilizada por equipes de enfermagem da Secretaria de Saúde e da Santa Casa, no próprio local do evento. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas:

- Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

- Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

- Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;

- Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;

- Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?