Limeira está entre as 10 cidades mais sustentáveis do Brasil

26/03/2021

O ranking é de iniciativa internacional e analisou dados de municípios de todo o Brasil, e a cidade ocupa o nono lugar na classificação

Limeira está em 9º lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). No total, 770 cidades foram brasileiras foram avaliadas com base em mais de 80 indicadores, distribuídos em 17 categorias chamadas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O principal objetivo do IDSC-BR é uma ferramenta útil e efetiva para a gestão pública, gerando movimentos de transformação e orientação efetiva para os municípios participantes, através de políticas públicas e referências de metas com base em indicadores. Um dos destaques é que seis dos 17 objetivos foram alcançados com maestria, entre eles: Água Potável e Saneamento; Energias Renováveis e Acessíveis; Indústria, Inovação e Infraestruturas e o de Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Com a soma de todos os indicadores, as cidades recebem uma pontuação de 0 a 100, onde quanto mais próximo do cem, maior é o índice de desenvolvimento do município. Limeira está entre as que tiveram maior pontuação, recebendo a nota de 68,9.

“Ver que nossa cidade conseguiu atingir a pontuação máxima em índices tão importantes, como o da Indústria, Inovação e Infraestrutura, deve ser orgulho para todos os limeirenses. Isso mostra que todo o esforço, tanto das lideranças públicas como privadas, está valendo a pena. Ainda há vários pontos de melhoria, e esperamos que com as informações fornecidas por estes dados às governanças, eles consigam estabelecer metas e ações para manter o crescimento e bem estar do limeirense”, comenta o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta.

Para acessar o IDSC-BR, basta entrar no site https://idsc-br.sdgindex.org/. É possível conferir na página os indicadores por cidade, assim como um mapa interativo com a classificação nacional.

Escolha das cidades

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil é uma ferramenta que procura consolidar o conjunto de dados e estatísticas relacionados aos ODS. A metodologia aponta os dados faltantes para incitar os órgãos técnicos e gestores públicos a preencher as lacunas e a produzir e integrar novas bases de dados.

As 770 cidades selecionadas foram feitas mediante os seguintes critérios: capitais brasileiras, cidades com mais de 200 mil eleitores, cidades em regiões metropolitanas, cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) na gestão 2017-2020 e cidades com a Lei do Plano de Metas, além de contemplar todos os biomas brasileiros.

O IDSC-BR é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.

tags: cidades, desenvolvimento, limeira, cidadania, tecnologia, sustentabilidade

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?