Limeira está entre as cidades mais promissoras do Brasil

21/09/2020

O município consta no ranking Connected Smart Cities, divulgado pela consultoria Urban Systems

A consultoria Urban Systems, em parceria com a empresa Nacta, analisou e ranqueou por volta de 670 cidades. Para isso, levaram em consideração 70 indicadores divididos em 11 categorias como saúde, mobilidade e acessibilidade, economia, tecnologia e inovação, educação e segurança.

O objetivo do ranking, segundo seus idealizadores, é de mapear as principais características de cada cidade. Com estes dados, os pontos fortes e também os fracos, os administradores públicos podem criar um plano estratégico para o município focando em resultados a pequeno, médio e longo prazo.

Em primeiro lugar está a cidade de São Paulo com a pontuação 37,901. Já Limeira ocupou o 40º lugar no ranking geral, com nota 31,161; e está em 17º entre as cidades do Estado; e entre as cidades que possuem de 100 a 500 mil habitantes, o município ocupa o posto de 14°. O estudo utilizou os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e coletados em 2019, e para o calculo foi utilizado uma metodologia própria da consultoria, chamada de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM).

Limeira se destacou em especial na categoria Meio Ambiente, na qual atingiu a 6ª colocação, e em Segurança, em que ficou na 16ª posição.

Para o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta, a colocação da cidade é o resultado, dentre outros aspectos, do espírito empreendedor de sua população. “O limeirense tem a força e a vontade de empreender e ter seu próprio negócio, e a ACIL possui diversos projetos e ações que podem auxiliá-lo nesta jornada. Ficamos orgulhosos de poder ver a cidade constar como uma das mais promissoras da região, pois prova que os esforços de todos estão valendo a pena. Por isso estudos como estes são tão importantes, para saber o que se deve melhorar ou exaltar em ações e políticas públicas de incentivo, ainda mais agora em um período pós-crise, em que isto será de extrema importância”, enaltece.

tags: Ranking-Cidades, Cidades-Promissoras, Limeira, Desenvolvimento