Live com desenhista Mauricio de Sousa abrirá mês da conscientização sobre autismo

28/03/2022

CME da ACIL, com apoio da Prefeitura, preparou uma programação especial de ações para trazer mais informações sobre o tema

Abril é considerado o mês da conscientização sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA), e o Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL, em parceria com a Prefeitura Municipal, preparou uma série de ações para a campanha Abril Azul, que visa informar e esclarecer dúvidas frequentes sobre estas pessoas, e a importância da sociedade dar um tratamento correto e acolhedor a elas.

Segundo o Ministério da Saúde, o TEA é um “distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades”.

Programação

1º de abril - Live “Um amiguinho diferente”

O primeiro evento acontecerá no dia 1º de abril, às 19h, e será a live “Um amiguinho diferente”, com o desenhista Mauricio de Sousa e o jornalista e editor-chefe da Revista Autismo, Francisco Paiva Júnior, e nela os espectadores irão conhecer o André, personagem autista da Turma da Mônica.

A abertura será feita pela jornalista Ana Paula Sequinato, a transmissão será feita no canal “ACIL Limeira” do YouTube.

09 de abril – Pedágio de Conscientização

No dia 09 de abril, das 10h às 12h, acontecerá um Pedágio de Conscientização, onde as conselheiras do CME da ACIL levarão informações importantes para a população sobre o TEA. A ação acontecerá na Praça Toledo Barros.

Além das informações, quem passar pelo pedágio também receberá gratuitamente uma edição do gibi da Turma da Mônica, com uma aventura vivida por eles e o personagem André.

28 de abril – Palestra “Como Identificar e Atender um Cliente Autista”

E encerrando a programação, no dia 28 de abril, às 8h, o CME realizará na sede da Associação o Café da Manhã do Conhecimento, que trará a palestra “Como Identificar e Atender um Cliente Autista”, apresentada pela psicopedagoga Juliene Salles. O evento é gratuito.

Em sua apresentação a especialista auxiliará os participantes a entenderem o que é o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e suas características, as dimensões do espectro, integração sensorial, como a sociedade deve reagir, entre outros assuntos.

tags: acil, autismo, tea, limeira, cme, programaçao, pedagio, evento, palestra, cidadania, conscientizaçao