MEI tem até dia 31 de maio para fazer a sua Declaração Anual de Rendimento

03/05/2021

Com o início do ano, todo empresário deve se organizar para enfrentar os desafios e as rotinas dos negócios. Para o Micro Empreendedor Individual (MEI), isso também significa que chegou a hora de realizar a sua Declaração Anual de Rendimento do MEI (DASN-SIMEI), que tem prazo final até o dia 31 de maio de 2021.

A DASN-MEI é uma declaração que todo empresário optante por esta categoria deve emitir, onde irá lançar toda a receita bruta que adquiriu no ano anterior. O valor máximo para que um empreendedor continue dentro do MEI é de R$ 81 mil, e caso ele exceda este valor, ele deve fazer a migração para se tornar um Micro Empreendedor (ME).

Como Declarar

Para enviar a sua DASN-MEI, este empresário deve acessar o site www.gov.br/mei, depois clicar em “Já sou MEI”, em seguida “Declaração Anual de Faturamento” e a partir dai basta seguir as indicações do próprio site, preenchendo corretamente o que é pedido.

O valor a ser preenchido deve ser relativo ao número de meses em que o empresário esteve ativo como MEI em 2020. Então se ele iniciou em Outubro, por exemplo, ele deverá declarar sua receita a partir deste mês; caso tenha iniciado em 2019 ou anteriormente, o valor será referente ao ano completo.

Este momento reforça a necessidade do Microempreendedor de ter um controle mensal de sua receita, ficando mais fácil ter o controle de suas finanças e maior facilidade para realizar sua declaração anual. Válido ressaltar que aqueles que não realizarem a sua DASN-MEI dentro do prazo, estarão sujeitos a penalizações como pagamento de multa ou ter o seu registro suspenso.

Sala do MEI

A Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) possui com um departamento para auxiliar o MEI no seu dia a dia. Além de contar com a ajuda gratuita para fazer a abertura e formalização do seu negócio. O microempreendedor pode tornar-se associado da Entidade com um valor mensal exclusivo para a categoria, e assim receber orientações jurídicas, ter acesso a capacitações e palestras promovidas pela instituição, entre outros benefícios.

“A formalização é um passo importante para todo empreendedor, pois garante diversas vantagens para o seu negócio e o MEI surgiu para tornar isso ainda mais acessível, e a ACIL pode auxiliá-lo neste processo. Convido todos a nos fazerem uma visita e conhecerem a Sala do MEI, assim como outros serviços disponíveis na Associação”, comentou o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta.

Para ser atendido na Sala do MEI basta fazer o agendamento pelo telefone (19) 3404-4910, e comparecer na sede da ACIL (Rua Santa Cruz, 647, no Centro).
 

tags: MEI, declaração, anual, DASN-MEI

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?