Mês Global do Empreendedorismo terá mais de 50 ações em novembro

No dia primeiro de maio foi realizado o início da terceira edição do Mês Global do Empreendedorismo, feita pela Prefeitura Municipal de Limeira, iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e que oferecerá mais de 59 atividades durante o mês. A abertura oficial do evento foi na Escola Senai Luiz Varga, que foi acompanhada por alunos da instituição.

Compuseram a mesa de abertura, além do prefeito, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), José Mário Bozza Gazzetta, o gerente regional do Sebrae Piracicaba, Jonas Eduardo Nicodemo, e o coordenador de atividades pedagógicas do Senai, Marcos Valério Rodrigues. Também estiveram presentes o vereador Estevão Nogueira, o secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.

“Essa iniciativa é muito importante pois hoje, em vez de as pessoas procurarem emprego, elas devem criá-lo. E isso deve ser incentivado, principalmente nos jovens”, afirmou o prefeito, que ainda ressaltou que o espírito empreendedor também pode ser um diferencial dentro de uma empresa.

Ele destacou, ainda, a vocação de Limeira para o empreendedorismo e a inovação. Os parceiros da iniciativa são: Senai, ACIL, Sesi, Sebrae, Senac, Campl, Cotil, Nosso Clube, Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira (AAIL), Associação dos Contabilistas de Limeira (Apecl), Ciesp, Integra Consultoria, Observatório Social do Brasil, Etec Trajano Camargo, e faculdades Anhanguera, Einstein, Faal, Unicamp (FCA e FT) Isca e Unip.

Um grande diferencial dessa edição do Mês Global do Empreendedorismo será uma Palestra Magma com o comentarista de economia da Globo, Carlos Alberto Sardenberg, no dia 27, às 19h30, no Nosso Clube. Para assistir à palestra, os interessados deverão trocar um brinquedo novo pelo ingresso. Essa ação integra a campanha “Natal com Sorriso”, do Fundo Social de Limeira.

O aspecto empreendedor do município também foi destacado pelo presidente da ACIL. “Limeira está à frente de muitas cidades da região e existem vários exemplos disso, entre eles, o major José Levy Sobrinho”, citou, relembrando a história do comerciante na exportação de laranjas. “Ser empreendedor não é só abrir um negócio, mas também ser inovador. Todas as palestras deste mês servirão para despertar o que há de bom dentro de vocês [alunos], aquilo que faz a diferença”, incentivou.

O coordenador do Senai deu as boas-vindas a todos, já que a escola foi sede da abertura do evento, e também destacou a relevância do tema da iniciativa da prefeitura, principalmente no sentido de que o empreendedorismo gera emprego. “Hoje precisamos falar das mudanças do mundo do trabalho. Essa ação é o mês global, ou seja, o mundo está preocupado com as mudanças que estão ocorrendo e precisamos estar preparados”, pontuou Rodrigues.

Após a abertura, os alunos do Senai assistiram à palestra “Empreendedorismo como opção de carreira”, com a analista do Sebrae, Alice Rosado, também presente na abertura. A programação completa do Mês Global do Empreendedorismo pode ser conferida em www.limeira.sp.gov.br/empreendedorismo.