Migratio Energia fará palestra no CIESP de Rio Claro sobre Abertura do Mercado Livre de Energia

03/05/2023 | 10:54h

Perto de 100 mil empresas com contas a partir de R$ 5mil poderão,  já no ano que vem, obter as mesmas vantagens de quem compra energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Empresas para as quais o custo da energia traz um grande impacto a seus negócios – como redes hoteleiras, de supermercados, ou de padarias, indústrias dos mais diversos ramos e demais negócios - devem reservar na agenda o dia 23 de maio. Rafael Farias, Executivo de Vendas da Migratio Energia fará, neste dia, uma palestra no CIESP de Rio Claro sobre a “Abertura do Mercado Livre de Energia”.

O especialista detalhará - de forma simples e acessível - quais as vantagens do Mercado Livre de Energia, que hoje já abrange perto de 11 mil empresas que consomem 36,4% de toda a eletricidade em oferta no País a preços até 30% mais em conta do que os cobrados dos demais consumidores.

Farias explica que, a partir do ano que vem, não será mais necessário ser grande para entrar no mercado livre. “Qualquer empresa que consuma energia de alta tensão – mesmo aquelas cujas contas de luz estejam na casa dos R$ 5 mil mensais – poderá fazer parte desse ‘clube privilegiado’ de consumidores”, explica. Segundo o executivo, a Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia (MME), determina que todos os consumidores do chamado Grupo A – conectados em alta tensão - também poderão usufruir desse mercado. A diferença é que quem é pequeno o fará por meio de uma comercializadora varejista. O mercado estima que cerca de cem mil empresas migrarão para Ambiente de Contratação Livre (ACL) a partir dessa abertura de mercado.

Vantagens na ponta do lápis

Na prática, quem se abastece de energia por meio do Mercado Livre, compra a sua energia de geradores – direta ou indiretamente, via comercializadoras especializadas ou comercializadoras varejistas. Esses contratos, que podem variar entre si, podem ser de dois a três anos e têm um custo de energia fixo, ao qual incide apenas a variação da inflação anual. “Negociar seus contratos de energia traz uma segurança maior ao empresário, que não fica mais à mercê da variação de preços de bandeiras amarela ou vermelha”, frisa Farias. “Estamos falando de algo muito precioso ao empresário, que é a previsibilidade dos custos”, acrescenta.

Comercializadora líder na região

Rafael Farias tem participado de uma série de palestras em seu Road Show sobre o Mercado Livre, promovida pela Migratio Energia, principal comercializadora de energia de nossa região, sediada em Limeira. Criada em 2012, é uma grande trader de energia com transações que somam mais do que 150 MW médios mensais. A empresa oferece, ainda, serviços e inteligência na área de energia. Está autorizada a operar como comercializadora varejista e também presta consultoria para a gestão de mais de 200 pontos de geradores e consumidores no Mercado Livre.

A Migratio Energia assessora mais de 50 projetos e é, ainda, uma das líderes nacionais do mercado na comercialização de energia incentivada com 100% de desconto na TUSD (Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição). Também é autorizada pelo Instituto Totum a emitir I-RECs (Certificados de Energia Renovável), os quais permitem às empresas comprovarem em seus balanços que consomem de fontes renováveis.

 

Anote na agenda:

Quem? Rafael Farias, executivo de vendas da Migratio Energia

O quê? Palestra “A abertura do Mercado Livre de Energia”

Quando? Dia 23 de maio, uma terça-feira

Onde? CIESP de Rio Claro, Avenida Presidente Kennedy, 900 - Rio Claro – SP

Inscrições: https://oportunidade.migratio.com.br/road-show-migratio-ciesp-rio-claro

tags: mercado-livre-de-energia, migratio-energia

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?