Não deixe a chapa esquentar! A importância dos extintores em empresas

05/02/2019

Alguns equipamentos de segurança e de prevenção à incêndios são obrigatórios para a maioria das empresas. Com eles, é possível realizar o controle e a extinção de um princípio de incêndio antes que se torne algo que necessite da assistência profissional de um bombeiro (militar ou civil), e com isso gere um grande risco de vida ou prejuízo material.

O gerente da CIMI, Odair García, enfatiza que qualquer um pode combater um princípio de incêndio, desde que ela receba o treinamento adequado. “Todas as vezes que os extintores são instalados, nós oferecemos um treinamento. Caso contrário, o próprio rótulo tem indicações e contraindicações de uso, igual uma bula de remédio”, explica.

O cálculo da quantia de extintores de um estabelecimento ou empresa, é feito de acordo com a metragem daquele espaço, com a distância de 20 a 25 metros de cada um dos equipamentos. O tipo de extintor também varia de acordo com a situação e ambiente. “Existem três tipos de classe de incêndio: A, B e C. O extintor de água atende os princípios de Classe A, e os de pó químico os de B e C. Há também o extintor ‘ABC’ que atende as três classes (utilizado em mezaninos, por exemplo)”, aponta García.

A validade da recarga do extintor de incêndio é de 12 meses, já sua carcaça possui vida útil de cinco anos, quando conservada adequadamente. “É preciso ter alguns cuidados. Verificar se o nível de pressão dele, através do manômetro, não está muito baixo ou se o lacre está rompido, além de evitar batidas ou quedas do equipamento”, conta o gerente da CIMI.

Ele ressalta a importância das empresas terem um projeto contra incêndio efetivo e devidamente aprovado pelos bombeiros, além de todo o cuidado na hora de contratar uma empresa para fazer as devidas verificações. “Uma garantia de que a empresa possui qualidade de serviço, é a certificação do Inmetro. No próprio selo constarão dados e telefone para verificar se aquela empresa está devidamente regulamentada para prestar este tipo de serviço”, finaliza García.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?