O papel do ensino superior na formação de novos profissionais

24/01/2020

As constantes mudanças do mercado, o desenvolvimento das tecnologias em todas as áreas de atuação e o aumento da concorrência, exigem cada vez mais profissionais atualizados e com o conhecimento que o ensino superior proporciona. Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), foram ouvidas mais de 400 empresas na busca de entender o perfil profissional que será contratado em 2020, e constatou-se maior procura sobre duas áreas: a de Gestão e de Produção.

“O perfil esperado de todo profissional é de competência técnica e comportamental, que se responsabilize pelo seu programa de desenvolvimento e que continue estudando após sua formação, fazendo pós-graduação, cursos de especialização, entre outros, para poder aproveitar as oportunidades de crescimento que a empresa possa oferecer”, explica Maria Isabel Barbosa Okamoto, professora e coordenadora do curso de Recursos Humanos da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL).

Escolher em qual área deseja investir sua carreira profissional, pode gerar dúvidas para muitas pessoas. “Sabendo identificar suas facilidades e dificuldades, o futuro estudante poderá procurar cursos que se encaixam dentro de suas características, e o autoconhecimento contribui muito na escolha correta da carreira a seguir”, conta Kênia de Lyra, diretora geral da FAAL.

Há aqueles que possuem uma formação e desejam atualizar e ampliar seus conhecimentos através da pós-graduação, especializações e cursos de curta duração. “O profissional terá o conhecimento técnico atualizado, networking com novos profissionais da área, além da possibilidade de troca de experiências através do benchmark. Ele também participará de trabalhos e projetos que o auxiliará no desenvolvimento de habilidades comportamentais”, acrescenta Maria Isabel. Participar ao máximo das aulas presenciais, tirar dúvidas, realizar leituras e estudos extras, são algumas ações que tornarão este período ainda mais produtivo.

Por fim, a diretora aponta que é preciso estar atento e conhecer a instituição onde se pretende graduar, para ter certeza de que o local está de acordo com as exigências do MEC. “Recomendo também que procure pesquisar sobre o corpo docente, se os professores possuem formação na área em que atuam além da acadêmica, que irão trazer experiências profissionais para a sala de aula”, finaliza.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?