O que é capital inicial e como calcular?

09/04/2021

Durante a pandemia, muitas pessoas iniciaram empresas como alternativa de driblar a diminuição de renda ou até mesmo o desemprego. Além de uma boa ideia e muita vontade de empreender, é preciso também um bom planejamento e saber calcular o capital inicial de seu negócio.

Isto nada mais é do que ter em mãos todos os gastos e investimentos previstos para a fundação e desenvolvimento de um empreendimento. Não importa o tamanho ou setor de atuação, todo negócio necessita de uma base para a sua consolidação, principalmente nos meses iniciais.

CNPJ e formalização

A primeira coisa que irá entrar na soma, são os custos para sua formalização e obtenção de seu CNPJ. Estas despesas incluem a contratação de um advogado e um contador para cuidarem das burocracias, além da criação de um contrato social.

Além disso, há o pagamento de diversas taxas exigidas pelo governo, como inscrição na Secretaria da Fazenda e Junta Comercial na Receita Federal, e também a obtenção de um certificado digital para emissão de notas fiscais.

Muitas pessoas têm optado pela formalização como Microempreendedor Individual (MEI), que permite a sua legalização com qualquer valor de abertura, além de vantagens como contribuição direta ao INSS, contratação de um funcionário, linhas de crédito específicas, entre outras. Ao optar por este regime, uma das exigências é que seu faturamento anual não pode ultrapassar o valor de R$ 81 mil.

Para auxiliar este empreendedor no momento de formalizar o seu negócio, a ACIL conta com a Sala do MEI, um departamento especializado e pronto para esclarecer todos os pontos que envolvem a abertura de uma microempresa. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 3404-4900 ou e-mail mei@acillimeira.com.br.

Sede e localização

Após levantar todas as informações sobre a formalização, é possível identificar os custos para o estabelecimento físico. Seja para locação de um espaço próprio ou utilização da própria residência, existem gastos para a sua realização.

É preciso identificar a compra de móveis, além da reforma e adaptação do local para os trabalhos, recepção e atendimento de clientes ou fornecedores.

Algo que deve ter muita atenção do empresário são as exigências de espaço físico para a obtenção de alvará, que é expedido pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, por exemplo. Caso não esteja de acordo com as especificações, o empreendedor que trabalhar sem estas licenças pode receber multas e outras penalidades.

Estoque, manutenção e logística

Outro item que não deve ficar de fora desta lista de valores é o investimento em produtos. O estoque para vendas iniciais deve ser suficiente para suprir a demanda, dando preferência para itens que não ficarão muito tempo parados na prateleira, fomentando o giro do caixa.

No caso de prestadores de serviços, neste tópico deve constar tudo aquilo que é utilizado para o desenvolvimento e entrega do trabalho. Normalmente eles são embutidos como parte do valor do serviço, que deve estar sempre atualizado para suprir com estes custos.

O empreendedor também não deve deixar de fora os gastos com itens do dia a dia, como água, energia e internet. Além disso, possíveis imprevistos podem acontecer como a quebra de um equipamento ou reposição de produtos danificados para o cliente, e é preciso estar preparado para arcar com estas despesas.

Formação de equipe

Nada impede que uma empresa comece seus trabalhos apenas com a mão de obra de seu fundador, porém é bom levantar os custos para a contratação de um ou mais colaboradores. Para isso, deve-se ter em mente todos os gastos com salários, INSS, vale-transporte e outros benefícios que podem ser exigidos pelas convenções coletivas de cada sindicato ou função.

Considere também a capacitação deste colaborador, pois existem atividades que exigem aprendizados extras para o seu desempenho, ou no caso de uma futura promoção de funcionário para um cargo superior.

Tendo em mãos todos estes custos, é possível saber os gastos iniciais de uma empresa ou ao menos um valor aproximado. O empresário deve procurar trabalhar, se possível, com uma porcentagem de valor extra que irá cobrir possíveis eventualidades, assim como a criação de um fundo de reserva.

Para mais dicas e informações sobre o dia a dia empresarial, siga o perfil @acillimeira no Facebook e Instagram. Interessados podem participar também do grupo empresarial da ACIL no WhatsApp, basta solicitar a entrada enviando uma mensagem par (19) 3404-4900; ou seguir o canal oficial no Telegram pelo link https://t.me/acilnoticias.

tags: capital-inicial, abertura, formalizaçao, empresa, empreendedorismo, dicas

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?