O que é preciso saber antes de se solicitar um empréstimo

Realizar um empréstimo pode ser uma boa alternativa para uma empresa no momento de realizar a compra de um equipamento, reforma ou até mesmo para a quitação de dívidas com fornecedores. Porém, este é um passo que exige muito cuidado para que isto não vá se tornar um problema no futuro.

Renegociação do valor ou da forma de pagamento das dívidas - Segundo um guia publicado pelo Sebrae, a renegociação permite que o empresário tenha uma nova perspectiva e, talvez com isso, consiga realizar o pagamento sem a necessidade do empréstimo, utilizando como alternativa a queima de estoque de algum produto ou a venda de um veículo ou equipamento não essencial.

Realizar um plano de fluxo de caixa, colocando no papel todos os gastos e as suas justificativas - Ainda seguindo as orientações, recomenda-se também a realização de projeções, verificando se o empreendimento terá condições de pagar as parcelas do empréstimo sem que haja comprometimento de verba de outros departamentos, que possa acarretar em prejuízos para a empresa.

Pesquisar diferentes linhas de créditos em instituições financeiras diferentes - É preciso encontrar aquela que ofereça as condições que melhor se encaixam dentro do orçamento da empresa, além desta possuir um bom score e manter impostos e certidões negativas em dia.

Solicitação de um plano de negócios ao empresário - Algumas instituições podem solicitar o plano de negócios, e que devem constar informações como ramo da empresa, produtos ou serviços oferecidos, riscos e vantagens do empreendimento, cliente/público destinado, entre outras informações que possam contribuir para a identificação da viabilidade do empréstimo.

Pedir empréstimos pré-aprovados através de pessoa física - Este é um erro comum que alguns empresários acabam cometendo. Além de comprometer o score pessoal do empresário, as taxas de juros e condições para pagamentos podem ser bem piores do que os destinados às empresas, o que acarretará em prejuízos.

O empréstimo é uma ferramenta que deve auxiliar o empresário, e não colocá-lo em uma situação de risco! - Por isso, ter o cuidado de saber o momento certo e a necessidade de solicitar uma linha de crédito, pois caso contrário pode significar uma dívida que trará mais problemas do que soluções para os negócios.

tags: Emprestimo, Empreendedor, Renegociaçao, Dicas