O que é superendividamento?

17/06/2019

O “superendividamento” é um termo utilizado para designar pessoas que acabaram gastando mais do que são capazes de suprir. Segundo a Boa Vista SCPC, normalmente isto ocorre em um efeito “bola de neve”, com várias dívidas se acumulando, e infelizmente faz parte da realidade de muitos brasileiros.

O chamado “superendividado” pode ser aquele que se enquadra passivamente, que é quando ocorre um imprevisto que o impossibilita de honrar com o pagamento; ou ativamente, que é quando o consumidor acaba por comprar descontroladamente, gastando mais do que ganha.

Existem diversas maneiras de se saber se está superendividado: a primeira pode ser através da consulta do CPF através do Boa Vista SCPC, que fica na sede da ACIL. “Caso haja dívidas ativas, o sistema irá identificar e o cidadão poderá procurar a quitação aqui mesmo”, explica Adriana Marrafon, coordenadora do SCPC da Associação. Deve-se também observar a rotina pessoal, como se há a necessidade de trabalhos extras para completar o pagamento das contas, ou se o dinheiro através da renda não dura o mês inteiro, por exemplo.

Porém esta situação pode ser revertida, basta que algumas ações sejam empregadas. A primeira é o levantamento dos gastos em relação ao rendimento, fazendo cortes daqueles considerados supérfluos, dando prioridade às contas importantes e indispensáveis.

A partir disto é possível organizar as contas e, se for o caso, negociar o pagamento com os credores. “Para isso, é necessário estar em mãos a data e valores da compra e, uma vez feita a renegociação, é preciso cumprir com as datas e valores estipulados, do contrário tudo pode ser cancelado e o esforço perdido”, completa Adriana.

CRC da ACIL

A Central de Recuperação de Crédito (CRC) da ACIL é a ferramenta certa para a quitação e recuperação e débitos. É vantagem para os dois lados: para o cidadão, que retira seu nome da praça e pode recuperar seu crédito; e para o empreendedor que recebe um saldo que poderia estar perdido.

Para o consumidor utilizar este serviço é muito fácil: basta comparecer no departamento de SCPC da Associação, verificar se a sua divida está enquadrada na CRC e com isso já pode realizar a renegociação e o pagamento de uma só vez. Confira as empresas participantes da CRC clicando aqui.

Já o empresário conta com um departamento especializado e exclusivo para a captação e renegociação dos débitos. Os acordos são realizados cumprindo termos previamente combinados e a sua adesão ao serviço não tem custo, sendo feito o pagamento de algumas taxas de utilização apenas se houver a recuperação da dívida.

O empresário que deseja contratar o serviço da Central de Recuperação de Crédito, deve solicitar o contrato de adesão, que pode ser retirado na ACIL ou requerido através de suas consultoras. Mais informações sobre a CRC podem ser obtidas pelos telefones (19) 3404-4929 e 3404-4928, pelo e-mail crc@acillimeira.com.br ou no site www.acillimeira.com.br.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?