OSB-Limeira promove Agosto Transparente para chamar a atenção sobre a importância da cidadania

Evento terá quatro lives que buscarão envolver o cidadão em temas relevantes com foco nos seus direitos e deveres

Com o tema “O Cidadão no Controle Social”, o Observatório Social do Brasil – Limeira realiza, no próximo mês, o Agosto Transparente, que vai reunir, em lives semanais, especialistas que abordarão vários temas relevantes com foco nos direitos e deveres do cidadão. O lançamento oficial do evento aconteceu no dia 29 de julho, com a divulgação da programação completa, disponível no link https://osblimeira.org.br/agosto. Serão quatro lives, sempre às quartas à noite, com transmissão pelo canal do OSB-Limeira no YouTube.

“O Agosto Transparente foi concebido dentro da lógica dos meses temáticos, como Outubro Rosa, Novembro Azul e outros, vislumbrando o mesmo potencial para se tornar um evento de mobilização nacional”, explica Valter Koppe, coordenador do Grupo de Trabalho Educação para a Cidadania do OSB-Limeira. “A ideia inicial, para uma situação normal de evento presencial, era envolver a cidade de Limeira com atividades durante todo o mês de agosto, voltadas para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção”.

Porém, devido à pandemia de coronavírus, o Agosto Transparente ganhou uma versão virtual, sem, no entanto, diminuir a expectativa de envolver os cidadãos num debate que, em última instância, busca mais transparência e eficiência do Poder Público.

Todas as quartas de agosto

Sempre com início às 20h, a programação começa no dia 5 de agosto, com o painel que abordará o tema “Educação Fiscal e Atuação Cidadã”, tendo Koppe como anfitrião e os convidados Belonice Sotoriva, presidente nacional do Observatório Social do Brasil, e Magda Wajcberg, diretora do Centro de Educação Fiscal da Escola de Governo de São Paulo.

No dia 12 de agosto, o tema “Compras Públicas – Redes de Controle” terá como anfitrião Raul Groppo, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, que conversará com Ney da Nobrega Ribas, um dos fundadores da metodologia do Sistema OSB; Cristina Gomes, membro do Comitê de Compliance do Sistema OSB; e Willian Karan Junior, pós-graduado em Licitações e Contratos Administrativos e em Direito Público com ênfase em Gestão Pública e coordenador executivo do OSB-Franca.

O painel do dia 19 de agosto vai enfocar o tema “Transparência na Gestão Pública”. O OSB-Limeira será representado por Groppo e pelo consultor de Produtos e Metodologia Bruno Sampaio Barros. Os convidados serão a comunicadora Maria Dominguez e o sociólogo Vinicius Reis, pesquisadores do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional Brasil.

No dia 26 de agosto, o Agosto Transparente será encerrado com o tema “Eleições 2020 e Cidadania”. Mateus Ragazzo, responsável pelo projeto Eleições 2020 do OSB-Limeira, dividirá o painel com José Mauro Faber, presidente da 35ª subseção da OAB/SP-Limeira, e Maíra Bayod, secretária geral da Comissão de Direito Eleitoral da OABSP e integrante da Rede Feminista de Juristas. A mediação de todos os painéis será de Alê Vieira, voluntário e consultor de Marketing Digital do OSB-Limeira.

Para Valter Koppe, o Agosto Transparente será uma oportunidade imperdível para a população se informar e se envolver em questões de extrema relevância para seu dia a dia, especialmente em um ano eleitoral. “Esperamos a participação não só dos limeirenses, mas de cidadãos das mais diversas localidades, para que possamos difundir cada vez mais o conceito de que indignar-se é importante, mas atitude é fundamental”, ressalta.

tags: OSB-Limeira, Live, Cidadania, Limeira