OSB-Limeira realiza 1º Fórum Compromisso com Limeira

26/11/2021

Evento apresentou para instituições da cidade os avanços alcançados pelo poder Executivo e Legislativo em relação às metas do Termo de Compromisso

Na última quinta-feira (25) foi realizado na ACIL o 1º Fórum Compromisso com Limeira, uma iniciativa do Observatório Social do Brasil – Limeira, em que apresentaram todos os avanços conquistados após as eleições de 2018, em relação às metas de comprometimento com a cidade assinadas pelo Prefeito e Vereadores, em época de candidatura.

As metas de práticas foram estipuladas em conjunto com mais de 70 entidades de representatividade da cidade, de diversos segmentos, como a própria ACIL, CIESP, APECL, OAB, Rotarys e Lions.

Metas e resultados

Para o poder Executivo, o documento trouxe como principais pontos a melhoria da transparência, maior participação popular e incentivo para que mais empresas locais se envolvam nas licitações.

Para aumentar o envolvimento empresarial em licitações, inclusive, foi realizada uma parceria com a ACIL e o Sebrae, que preparou empreendedores para participarem de pregões. Com isso, segundo levantamento, o número de empresas limeirenses aptas para participarem passou de 150 para 500.

Já para o Legislativo, ficou estipulado que além de mais transparência, também haja uma fiscalização mais técnica e menos política do Executivo e a redução do custo per capita da Casa.

Nestes dois anos de posse, foram realizados 15 encontros mensais intercalados entre Prefeitura e Câmara Municipal. “Foi um desafio esse diálogo com o Poder Público, no sentido de traduzir o Termo em Compromissos e transformá-los num Plano de Ação”, destacou o presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, Raul Groppo.

Próximos passos

Para as próximas eleições, em 2024, o OSB-Limeira pretende criar um novo Termo de Compromisso, focado na melhoria contínua da gestão pública municipal para os próximos quatro anos.

Além disso, de acordo com um cronograma apresentado para os 50 representantes de instituições convidadas, os próximos passos da execução do Termo incluem o monitoramento contínuo dos compromissos assumidos pelo Poder Público, a comunicação à população do avanço desse trabalho e a realização de novos fóruns para municiar as entidades participantes de informações.

tags: acil, limeira, cidadania, osb-limeira, compromisso-com-limeira