Outubro Rosa in Live trouxe informação e visibilidade sobre o câncer de mama

06/10/2020

Transmissão foi realizada nas redes sociais da ACIL, e pode ser assistida no canal do YouTube da entidade

O Outubro Rosa in Live foi uma transmissão ao vivo, realizada pelo Conselho da Mulher Empreendedora (CME), em parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), nas redes sociais da ACIL. O evento contou com a participação de duas especialistas, a mastologista Alice Junqueira Pereira e a psicóloga Luci Maria Ribeiro Moreira que falaram sobre vários aspectos do diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O painel teve abertura feita pela superintendente do CME, Rosi Luck, e também da presidente da Alicc, Fernanda Nolasco Varga. Cada uma das líderes explanaram um pouco sobre a atuação, projetos e ações de cada grupo em prol da comunidade limeirense, em especial as mulheres. “Jamais que deixaríamos esta data, o Outubro Rosa, passar em branco por conta da pandemia. Temos uma liderança feminina muito forte em Limeira, e quando as mulheres se unem o céu é o limite”, discursou a superintendente.

A primeira entrevistada do painel foi a mastologista Alice, que destacou que o câncer de mama é uma doença que acomete milhares de mulheres todos os anos, e a melhor forma de combatê-lo é com o diagnóstico precoce. “Muitos acham que diagnóstico precoce é começar o exame aos 40 anos, sendo que nesta idade a doença já pode estar ali. Minha recomendação é que se iniciem as consultas aos 18 ou 20 anos, para que o médico conheça a paciente, seu histórico familiar e examine a mama”.

Alice ainda explicou que cada pessoa pode desenvolver de maneiras diferentes a doença, por isso a importância de se realizar o autoexame e, se indicado pelo médico, a mamografia. “O tratamento feito em uma amiga, prima ou vizinha nunca é o mesmo, pois leva em consideração os fatores individuais de cada paciente. Houve muito avanço nas pesquisas e tratamentos do câncer de mama nos últimos anos, com melhoras no modo de lidar com ele”, apontou a mastologista.
Já a psicóloga Luci, que há 10 anos acompanha os atendidos da Alicc, explica como os aspectos psicológicos de receber a confirmação e o tratamento, impactam na vida emocional de um paciente. “Quando recebemos qualquer diagnóstico de gravidade, eu diria que a informação vem em primeiro grau de necessidade. Sempre que uma pessoa busca a informação de quem realmente a possui, ela começa a traçar caminhos e um leque de possibilidades”, ressalta a psicóloga.

Segundo Luci, ter o apoio da família, amigos e profissionais com os quais o paciente possa confiar, é essencial para que este momento tenha um impacto menos doloroso para ele. “É natural que a pessoa diagnosticada tenha oscilações em seu estado, hora mais forte e em outras mais sensíveis psicologicamente. É preciso reconhecê-la no momento em que ela está, para dar o apoio necessário, sem cobranças, pois este é o ‘momento’ do paciente”, completa.

Após as entrevistas, as profissionais também responderam várias perguntas relacionadas ao tema que foram enviadas pelas integrantes do CME da ACIL. O Outubro Rosa in Live também contou com a participação do grupo Comprimidos da Alegria, que realizam visitas a pacientes em hospitais, levando um pouco de música e descontração para as pessoas que estão enfrentando este momento tão delicado.

Outro destaque foi a transmissão, durante os intervalos, das projeções realizadas pela Kanal Eventos em alguns pontos da cidade para evidenciar o início da campanha, e os depoimentos de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer de mama, contando como foram suas experiências.

Para encerrar a live, foi compartilhada uma das apresentações do projeto Canto Coral, que atua desde abril de 2016 com objetivo de trabalhar a saúde física, mental e espiritual dos atendidos da Alicc. Hoje, o coral conta com 25 integrantes e tem conquistado resultados de envolvimento surpreendentes, com a regência do maestro Rosivaldo Pena Peres.

O Outubro Rosa in Live só foi possível graças ao patrocínio das empresas limeirenses: LZ Films, Kanal Eventos, Rosi Brinquedos, Rede Drogalim, Jéssica Cosméticos, Airzap, Vida Alcalina, Colégio Portal, Casa Limpa e Brink Bem.

Acesso facilitado à mamografia

Desde o dia 1º de outubro a 31 de dezembro, mulheres de 50 a 69 anos podem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar o agendamento da mamografia – procedimento capaz de identificar o câncer de mama em fase inicial. O exame é uma das ações previstas em Limeira para o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama.

Com acesso ao exame facilitado, as próprias enfermeiras das UBSs poderão emitir o pedido e fazer o agendamento. Os exames, que devem ser feitos a cada dois anos (ou antes, de acordo com critérios médicos), serão realizados na Santa Casa ou no AME. Não é necessário apresentar pedido médico, apenas documento de identificação com foto.

Esta campanha faz parte das ações propostas para o Outubro Rosa no município, e é resultado de uma parceria entre a prefeitura, a Alicc, o hospital Santa Casa e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

 

tags: ACIL, Live, Outubro-Rosa, Alicc, Cidadania

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?