Painel do NJE debateu vendas, relacionamento com clientes e tecnologia

O evento foi o primeiro de uma série de atrações que terão continuidade durante a FENACIL

No dia 23 de abril, o Núcleo de Jovens Empreendedores realizou o Painel de Vendas que reuniu representantes dos principais setores da economia Limeirense: Comércio, Indústria, Serviços e Tecnologia. O evento reuniu cerca de 40 participantes, que puderam acompanhar o bate papo entre os profissionais sobre o assunto.

Tudo pode impactar o resultado no momento de se fechar uma venda, desde o atendimento até a apresentação do produto ou serviço. “É preciso investir tempo e recursos para se alcançar um objetivo. Hoje temos treinamentos e diversas outras ferramentas que nos auxiliam a desenvolver um bom vendedor”, conta Caio Suppia, responsável pelas atividades relacionadas ao mercado de exportação e atual diretor de marketing e comercial da Microgeo, que estava como representante da Indústria.

As mudanças tecnológicas impactaram o mercado, o que obriga os empresários a se adaptarem a esta nova realidade. “As tecnologias de comunicação impactaram muito, principalmente o marketing. Hoje o vendedor está bem mais próximo do cliente, através de uma ligação direta pelas redes sociais, e isto é muito positivo”, explicou Mariana Formigari Spagnol, que é diretora comercial, criativa e de desenvolvimento da Substance Jeans, como profissional do Comércio.

Mais importante que a tecnologia em si, é a forma como cada um lida e utiliza-a, como uma ferramenta para impulsionar o seu negócio. “Uma coisa é certa: é impossível ficar off-line hoje em dia, pois para fortalecer um vínculo com o cliente, é preciso estar on-line nas redes”, acrescenta Alex Marques, diretor da Data System, da parte de Tecnologia.

Se antes uma loja ou empresa atendia um determinado segmento, hoje ela precisa estar preparada para receber todo tipo de cliente. “O público está diversificado, e isso exige capacitação. Hoje nós investimos muito em nosso pessoal, pois é através deles que temos o maior retorno”, aponta Viviane Ceveniz, que está na gestão administrativa, financeira e comercial do Grupo Mercúrio, da área de Serviços.

Quem compareceu ao evento pôde fortalecer seu network e trocar experiências. Com as mudanças do mercado e de consumo das pessoas, identificar o tipo de público que se pretende atender e que ferramentas utilizar para atingi-los é essencial.