Saúde mental foi o tema do Café do Conhecimento

24/09/2021

O Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL realizou nesta quinta-feira (23), o seu Café da Manhã do Conhecimento, que teve a palestra “Saúde Mental: Prevenção é o Melhor Caminho”, apresentada pela psicóloga Amanda Abreu Silva.

Saúde mental ainda é um assunto pouco discutido, e durante a pandemia ficou evidente o aumento de casos de pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade e depressão, por exemplo. Segundo a especialista, existem fatores pessoais e externos que influenciam na saúde mental de um indivíduo, por isso a importância de saber identificar cada um deles.

“Alguns deles e que podem causar o adoecimento mental de uma pessoa são o isolamento, excesso de tecnologia, competitividade, consumismo, problemas econômicos, luto e doenças. Os recortes de gênero também influenciam na saúde mental, pois o nosso mundo e cultura não são construídos para termos uma sociedade igualitária entre os gêneros”, explica Amanda.

A psicóloga explica que mulheres costumam sofrer de uma carga mental muito maior, pois precisam conciliar e organizar vida profissional com os cuidados da família e da casa, por exemplo. Homens também sofrem com doenças relacionadas à saúde mental, mas por motivos um pouco diferentes e normalmente relacionados a problemas de trabalho e desemprego, além de não serem culturalmente incentivados a conversarem sobre tais problemas ou expressarem e compartilharem seus sentimentos.

Uma das melhores formas de combater estes tipos de doenças é a precaução, e o primeiro passo para isso é falar sobre elas e entende-las. “Além disso, há algumas coisas que contribuem para mantermos o bem estar mental como identificar as nossas fontes de prazer na vida, ter projetos, uma rotina, boa alimentação, dormir bem, meditação e respiração, autocuidado, além é claro dos tratamentos cientificamente comprovados”, acrescenta a especialista.

Ela também explicou sobre a importância de se criar uma espécie de “rede de apoio”, seja através de amigos ou familiares, que irão auxiliar em momentos difíceis através de uma conversa, um conselho, ou apenas como uma pessoa que se consiga desabafar sobre os problemas do dia a dia.

Por fim, Amanda deixou como dica a leitura de dois livros para quem deseja conhecer mais sobre o assunto: “O Demônio do Meio-Dia” de Andrew Solomon; e o “A Arte de ser Leve” de Leila Ferreira.

tags: acil, cme, cafe-do-conhecimento, saude-mental, saude, pandemia