Serviço de delivery garante comodidade e satisfação aos consumidores

02/02/2016

O dia a dia das pessoas está cada vez mais agitado, onde parece haver muito mais coisas a se fazer em um espaço de tempo cada vez menor. Com isso atividades do cotidiano que antigamente seriam feitas facilmente como ir ao supermercado ou a farmácia, acabam revelando ser mais trabalhoso, e às vezes demandam de um tempo que seria muito melhor aproveitado em outra atividade.

É pensando nisso que muitas pessoas acabam requisitando os serviços de entrega de produtos ou alimentos. Utilizando da comodidade de se realizar as compras pelo celular ou até mesmo pela internet, sem sair de casa, o consumidor tem procurado cada vez mais empresas que façam este tipo de serviço.

Visando este mercado, muitos empresários tem concentrado suas ações em aprimorar o serviço de entrega à domicílio, ou até mesmo focando sua empresa apenas para entrega. Este tipo de ação traz uma série de benefícios, além de um público cada vez maior e economia através do corte de gastos.

O ramo alimentício é o que mais se aproveita do serviço de delivery. A Papa-Rica oferece ao consumidor uma grande variedade de alimentos para bebês, crianças e mais recentemente o público adulto. Segundo Rodrigo Franzini A. Cavalheiro, um dos proprietários e fundador da empresa, o serviço de entrega é um grande trunfo. “Com o delivery, retira-se parte do custo operacional de uma empresa. Graças a ele não necessitamos de uma estrutura física maior para o atendimento de clientes, além de oferecer a comodidade que eles precisam por conta da correria do dia a dia”, conta o empresário.

Mas não basta oferecer o serviço de entrega, e não atentar-se a sua qualidade. Além de possuir um meio de transporte em boas condições de uso, deve-se avaliar o funcionário que ficará responsável pelas entregas. “O entregador é o representante da empresa que irá até a casa do cliente. É preciso que ele o trate com respeito, honestidade e cortesia. Durante a época de experiência deve-se observar também transgressões, o uso correto do veículo, e é claro atentar-se à toda reclamação de clientes recebida”, comenta Rodrigo.

Para aqueles que possuem negócios de grande porte, é essencial possuir uma equipe que trabalhe em conjunto, e tenha em mente um grande senso de responsabilidade para cumprimento de datas de envio e entrega, além do manuseio correto do produto. É possível nestes casos terceirizar a mão de obra, porém deve-se atentar se a demanda de produtos e a entrada de verba possibilite essa contratação, para que não haja futuros prejuízos.

Dependendo do tipo de produto que é oferecido ao público, deve-se observar o tipo de embalagem utilizada no transporte para não causar danos ou estragar, no caso de produtos perecíveis. “Aqui na Papa Rica as entregas são feitas em compartimentos térmicos para que a temperatura do produto não seja afetada. Para locais de maior distância, sempre levamos os alimentos congelados, pois sua validade é maior e torna seu transporte mais seguro”, conta o proprietário. Para mercadorias frágeis, é necessário que sua embalagem seja acolchoada com algum tipo de enchimento ou plástico bolha, e que este seja preso de uma forma que não bata durante o percurso da entrega.

Além dos itens já citados, é necessário que o empreendedor atente-se ao tipo de veículo que realizará a entrega. Motocicletas por exemplo, são mais econômicas e rápidas, porém os entregadores estão mais sujeitos a acidentes e recebem 30% a mais devido à periculosidade. Também é necessário um estudo sobre a viabilidade da entrega, pois muitas vezes a distância de um cliente à outro pode torná-la mais demorada, além de aumentar o consumo de combustível. Todos estes fatores devem estar em perfeita sincronia, para que um produto de qualidade chegue ao consumidor em ótimas condições, além de garantir sua satisfação com o prazo de entrega, assegurando assim, que o cliente  procure a empresa novamente para realizar seus futuros pedidos.

Planejamento
Em uma matéria feita pelo Sebrae, é dito que o empresário que queira abrir seu próprio negócio de delivery está sujeito a alguns riscos, principalmente na área de planejamento. Todos os custos devem ser levantados, e os produtos cotados para a escolha do fornecedor com o melhor valor e qualidade.
Também é necessário que o empregador planeje e atribua as devidas tarefas a seus colaboradores, pois como muitas dessas empresas iniciam suas atividades de maneira informal, é comum que eles não tenham suas atribuições bem definidas. Para evitar problemas futuros é importante  atribuir a atividade de cada pessoa. 

Outro ponto que o Sebrae destaca, e este vale para qualquer tipo de empreendedor que esteja iniciando suas atividades, é o de se fazer um plano de negócios, que é necessário para estabelecer o passo a passo e as metas que devem ser alcançadas. Para quem tem poucos recursos para investir, uma dica é começar como empreendedor individual (EI), categoria com a qual o empresário garante a formalização, o que lhe dá direito a emitir nota fiscal e tomar empréstimo, por exemplo.

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