Telhados verdes e jardins verticais são alternativa sustentável para projetos

21/09/2018

Jardins externos, de inverno e plantas ornamentais sempre são encontrados em casas, apartamentos, comércios e outros estabelecimentos. Além de ornamentais, as plantas trazem um sentimento de paz para o ambiente e podem oferecer muitos outros benefícios, inclusive para a saúde.
A diretora e paisagista da Flora Juliano, Solange Felix de Oliveira, explica que o contato do homem com a natureza sempre foi um fator importante para a sua qualidade de vida. “Em um ambiente com área verde o ar que circula é mais puro e úmido. As plantas e suas cores tranquilizam e dão mais energia, além de que o paisagismo chega a interferir entre 5 a 20% positivamente na avaliação de um imóvel”, conta a profissional, que possui mais de 30 anos de experiência neste ramo.
Existem algumas tendências em relação ao paisagismo que há muito tempo já estão sendo empregadas, como é o caso dos telhados verdes. “Estes além de esteticamente agradáveis, também possuem um papel fundamental na sustentabilidade. Eles amenizam a temperatura interior das edificações, ajudam na melhoria do microclima, podem ser utilizados para produzir alimentos, reduzem o visual desagradável gerado pelas coberturas das edificações, entre muitos outros benefícios”, aponta a paisagista da Flora Juliano.
Outro que vem ganhando destaque são os jardins verticais, muito comuns em edificações. “Uma vez que as cidades estão cada vez mais carentes de espaços, o jardim vertical vem como uma alternativa para trazer o verde para mais perto das pessoas. Nas cidades, podem ser instalados tanto nas empenas cegas dos prédios como em muros, contribuindo para a melhoria do microclima nas cidades, reduzindo os ruídos no interior das edificações e contribuindo para o aumento da biodiversidade quando utilizadas espécies nativas, além de outros benefícios”, finaliza Solange.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?