Tipos de assédio, como identificá-los e como preveni-los foi tema de palestra na ACIL

13/02/2023 | 14:34h

Aconteceu na última sexta-feira (10), na ACIL, o Conexão RH, evento que reúne profissionais desta área para a troca de conhecimentos.  Os convidados da vez foram os advogados Dr. Daniel Gullo de Castro Mello e Dra. Shirley Rosemary Durante de Moura, que trouxeram a palestra "Tipos de assédio, quais os riscos e como se prevenir".

O primeiro assunto abordado foi a definição do que é assédio. Com exemplos práticos do dia a dia, os advogados explicaram a diferença da falta de respeito para um caso de assédio. “O assédio moral começa no prolongamento das ações. Gritar com o colaborador é falta de respeito, mas se essa ação acontece repetidamente, ela se enquadra como assédio moral”, explica o Dr. Daniel.

Atitudes como expor o colaborador a situações humilhantes, exigir metas inalcançáveis, dar instruções erradas de propósito para o funcionário e até mesmo não lhe confiar nenhuma tarefa são comportamentos que configuram o assédio. “O assédio moral é sorrateiro, acontece aos poucos, o objetivo do assediador é sempre prejudicar alguém”, continua o advogado.

Outro tópico abordado foi a Lei 14.457/22 que impõe às empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a adoção de medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e demais formas de violência no âmbito do trabalho. Dessa forma, os estabelecimentos devem ter, obrigatoriamente, um canal de denúncias. “Essa lei foi uma conquista para o ambiente de trabalho, principalmente para as mulheres e é importante que os profissionais de Segurança do Trabalho e Recursos humanos estejam atentos a ela”, lembra a Dra. Shirley.

Em 2021, foram registrados pela Justiça do Trabalho mais de 52 mil casos de assédio moral e mais de três mil relativos a assédio sexual em todo o Brasil, provando que casos como esses acontecem o tempo todo. “O que estamos fazendo aqui hoje e o que devemos fazer diariamente é a prevenção, um direito preventivo para coibir que situações de assédio aconteçam no ambiente de trabalho”, finaliza Dr. Daniel.

Os empresários associados da ACIL que tiverem dúvidas sobre o assunto podem agendar uma consultoria jurídica gratuita para serem orientados. O serviço de Assessoria Jurídica da ACIL funciona as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com agendamento prévio e é exclusivo para associados. Informações pelo telefone (19) 3404-4900 ou pelo e-mail contato@acillimeira.com.br

tags: conexão-rh, tipos-de-assédio, assédio-moral

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?