Trabalho sobre caracterização de telha ecológica vence Desafio do Conhecimento

19/11/2021

A final do Desafio do Conhecimento 2021 ocorreu ontem (17), no teatro Nair Bello. Os alunos das Faculdades Integradas Einstein de Ensino, Gustavo Marques Silva e Rafaela Amaral Freitas, venceram a competição com o trabalho “Desenvolvimento e caracterização de telha ecológica confeccionada a partir da reciclagem de cápsulas de café”. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Inovação, em parceria com a Fábrica de Inovação. “O objetivo é premiar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do município estimulando a inovação e o empreendedorismo”, destacou o prefeito Mario Botion.

O Desafio do Conhecimento 2021 teve a participação das faculdades Anhanguera, Einstein, FAAL, FT/Unicamp, FCA/Unicamp, ISCA e UNIP. O evento, que está na terceira edição, é composto por cinco etapas: inscrição, seleção pelas instituições, semana de mentorias, seleção pela banca avaliadora e final. Dentro da semana de mentorias foram abordados temas como: oratória, práticas de mindfulness, criação de vídeo e vendas. “Ficamos muito satisfeitos com o nível dos projetos, além do engajamento cada vez maior dos alunos e das faculdades. Este ainda foi um ano atípico, com aulas remotas, e mesmo assim vários projetos apresentaram toda a feição de Startups consolidadas, além de ideias aplicáveis com bastante interesse social”, destacou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall.

No total foram apresentados 22 projetos. As ações tiveram o patrocínio da empresa Mahle e o apoio da padaria Vita Pão.

A vereadora Mariana Calsa fez parte da banca avaliadora que selecionou os cinco projetos finalistas. “Fiquei feliz em conhecer projetos criativos e inovadores, o que mostra que os universitários da nossa cidade têm se destacado nas mais diversas áreas de atuação. Precisamos identificar e lapidar os talentos da juventude para estimular a vida empresarial, ampliando a economia local e a geração de empregos”, disse a vereadora.

Última etapa

Os projetos classificados para a final tiveram cinco minutos para exposição e avaliação da banca examinadora composta por representantes da Acil, Ciesp, Prefeitura, Fábrica de Inovação e da empresa Mahle. A cerimônia teve a presença dos familiares dos participantes, professores, coordenadores das instituições finalistas e parceiros do projeto. “É uma emoção ver o quão importante esse evento está se tornando. Nota-se claramente o nível de evolução a cada ano, tanto dos alunos como a qualidade de ensino da instituições participantes”, afirmou o presidente do Conselho de Administração e Associado Fundador da Associação dos Ambiente Inovadores - Fábrica de Inovação, Jefferson Penteado.

Premiações

O trabalho que conquistou o primeiro lugar recebeu troféu, voucher no valor de mil reais para compras no site da Mahle e kit da empresa. Os alunos que ficaram em segundo e terceiro lugares receberam troféu e kit Mahle.

Trabalhos vencedores

1º lugar: Desenvolvimento e caracterização de telha ecológica confeccionada a partir da reciclagem de cápsulas de café – apresentado pelos alunos Gustavo Marques Silva e Rafaela Amaral Freitas (Faculdades Integradas Einstein de Ensino)

2º lugar: Acessibilidade de indivíduos surdos em academias e centros esportivos: Elaboração de ferramentas que auxiliem em sua autonomia e comunicação - apresentado pela aluna Karina Lima de Paula e Silva (FCA/Unicamp).

3º lugar: Sistema inteligente de lembrete para portões residenciais – apresentado pelos alunos Kelly Karine Correa Marcilino, Marco Aurelio Martins Santos, João Benedito de S. Bueno Filho e Wanderson dos Santos (UNIP).

Fonte: Prefeitura de Limeira

tags: premio, limeira, desafio, conhecimento, cidadania, meio-ambiente, inovaçao