União de empresários melhora tratamento de pacientes na Hemodiálise

05/09/2023 | 11:17h

A união de esforços resultou em melhorias no atendimento de pacientes da Hemodiálise na Santa Casa de Limeira. Cada paciente precisa realizar, em média, três sessões de diálise por semana, com duração de até 4 horas. Estes realizam sessão de hemodiálise às segundas, quartas e sextas ou terças, quintas e sábados, sendo três turnos diariamente.

Ao todo, 200 pacientes estão em tratamento no setor de Hemodiálise da Santa Casa de Limeira.

Há algum tempo, um dos pacientes era Evandro Fortes, empresário de Limeira que necessitou de diálise. Ele externou a vontade de fazer algo para contribuir com o setor que ajudou em sua recuperação. Com o intermédio do médico e coordenador da Unidade Coronariana (UCO) e também do Pronto-Socorro (PS) Adulto, dr. Marcelo Prata, amigo de longa data de Fortes, foi iniciada uma mobilização.

Prata apresentou a intenção a outros empresários, assim como à superintendente Veridiana Cason. Paralelamente, Clayton Costa Dias, coordenador da Hemodiálise, junto com o setor de engenharia clínica, elaboraram projeto sobre as necessidades do setor. Este projeto foi apresentado às empresas e outros que já tinham demonstrado interesse em ajudar de alguma forma. Este intermédio contou com a atuação do Setor de Captações de Recursos, da supervisora Graziele Savoy Passos Lopes.

Foram poucos dias para que o projeto tivesse os recursos disponibilizados pelos doadores: Milton Caram; Greice Ciarrochi e Ricardo Perez, da CCS Tecnologia e Serviços e outros.

Foi então que o Setor de Compras da Santa Casa de Limeira entrou em ação. Com orçamentos e intensa negociação de valores com as empresas fornecedoras dos equipamentos, o setor obteve êxito com descontos, o que possibilitou a compra de 18 novas poltronas especiais em vez de 15, número inicialmente previsto. Com os valores doados também foram comprados uma reprocessadora de capilares, necessária para reprocessar os filtros utilizados pelos pacientes crônicos em terapia; e um aparelho de osmose reversa portátil, usado para tratamento de água em UTI ou isolamento para pacientes com insuficiência renal e que necessitam de hemodiálise.

Uma doação anterior, do Instituto João e Belinha Ometto, fez toda a diferença para esta iniciativa. A instituição pagou um projeto de tratamento de água na Santa Casa de Limeira, específica para o tratamento de doentes renais. Esta doação ampliou a capacidade de produção de água tratada para hemodiálise. Também houve a instalação, no ano passado, de cinco novas máquinas dialisadoras por emenda do deputado Miguel Lombardi, o que aumentou a reserva de equipamentos.

Os doadores foram informados de todos os trâmites realizados até a finalização da compra. Com a chegada dos equipamentos e poltronas, os doadores foram convidados a visitar o setor e ver de perto a utilização pelos pacientes. Todos se emocionaram.

Wilson Rocha, vice-provedor da Santa Casa de Limeira, participou ativamente desta iniciativa e enfatizou a importância de correntes assim em benefício de toda a comunidade. "A Santa Casa de Limeira é uma instituição privada, mas filantrópica, que presta serviços ao SUS [Sistema Único de Saúde]. Por isso, há subvenções do poder público, mas eles nem sempre são suficientes para as melhorias e manutenções necessárias. Doações, como esta, que muitas vezes são desconhecidas pelo público, salvam muitas vidas. Só temos a agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para este momento".

 

Fotos: Divulgação/Santa Casa de Limeira 

tags: santa-casa-de-Limeira, hemodialise

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?