Vendas de dezembro de 2018 se igualam às de 2017 para comerciantes de Limeira

11/01/2019

Maioria dos entrevistados analisou como positivo o resultado nas vendas do período

Itens para decoração e inúmeras opções de presentes foram os destaques nas vitrines do comércio de Limeira no mês de dezembro, época em que já é esperado crescimento nas vendas e movimentação intensa dos consumidores para as festividades do Natal e Ano Novo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo dep. de Comunicação da ACIL com alguns lojistas de diversos segmentos do comércio limeirense, houve um equilíbrio nas vendas de dezembro de 2018 comparado ao ano anterior. Mesmo mantendo o empate no faturamento, grande parte dos empresários analisou o resultado como positivo.

Na Armação Surf Shop, a gerente Jéssica Zuntini da Silva afirmou que o maior movimento aconteceu na semana que antecedeu o dia 25 de dezembro. “As vendas foram boas, empatamos com 2017. O comportamento do consumidor mudou muito, ele não compra mais por impulso e geralmente realiza pesquisas de preços e produtos, então temos que trabalhar mais o cliente, fazer um atendimento muito mais personalizado, com argumentos que o convençam que está realizando um bom investimento. É dessa forma que conseguimos concretizar as vendas”.

Quem também se mostrou satisfeito com o resultado de 2018 foi o proprietário da Denys Confecções. “Novembro já foi um mês atípico e muito bom na loja, com alta de 12% nas vendas. Sinceramente, acreditava que as vendas de não seriam boas, pois até o Natal, não havíamos atingido os mesmos números de 2017. Porém na semana que antecedeu o Ano Novo, arrebentamos de vender e conseguimos ter uma recuperação, o que na minha análise foi muito bom”, disse Denis Queiroz.

De portas abertas há apenas oito meses, a loja de calçados Map Shoes analisou seu primeiro Natal como acima das expectativas. “Estouramos nas vendas este ano que passou, superamos as expectativas que tínhamos e foi incrível”, destacou o gerente Sandro Cesário do Monte que mantém otimismo para este ano, com planos de investimento e ampliação no atendimento da loja.

Porém a estabilidade constada no comércio de Limeira durante o período de dezembro, não foi a mesma quando analisado o número de consultas realizados pelos Serviço Central de Proteção ao Crédito da ACIL.

Do dia 1º até o dia 25 de dezembro foram realizadas 7.127 consultas integradas, 13% a menos do que o mesmo período em 2017, em que foram registradas 8.220 consultas. Já com relação aos cheques (6.739), houve também um recuo de 12% se comparado ao ano anterior (7.641).

Porém, é sempre importante ressaltar que esses dados não englobam as vendas realizadas à vista, em dinheiro ou através dos cartões de crédito e débito. “Há alguns anos temos acompanhado a mudança do comportamento do consumidor na hora de pagar suas compras. A praticidade e segurança proporcionada pela utilização dos cartões de crédito e débito fez com que milhares de brasileiros deixassem de comprar pelo crediário. Então é comum haver uma diferença na análise realizada junto às vendas concretizadas pelos lojistas com relação ao número de consultas no banco de dados”, considera a coordenadora do SCPC da ACIL, Adriana Gouvêa.
 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?