Voto consciente é a melhor celebração para o aniversário de Limeira

Todo limeirense pode desempenhar a sua cidadania através do voto, pois ambos estão diretamente correlacionados

No dia 15 de setembro, Limeira completa 194 anos de sua fundação. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), atualmente a cidade possui mais de 300 mil habitantes, assim como o título oficial de Capital Nacional da Joia Folheada.

Além de celebrar seu aniversário, em 2020 o município realizará eleições para os cargos de vereadores e prefeito. Este é um acontecimento de extrema importância, já que ele ocorre durante a epidemia da COVID-19, e as pessoas eleitas para ocuparem estes cargos serão as responsáveis por conduzir a cidade em sua recuperação da crise econômica e social causada pelo vírus.

Por isso, é dever de cada cidadão realizar o seu voto de forma consciente, escolhendo os representantes que, em sua visão, irão  desempenhar melhor este papel. Buscar informações sobre os candidatos de cada partido, segundo Mateus Ragazzo Pastori Vantini, consultor do Observatório Social do Brasil – Limeira e coordenador do projeto Eleições 2020, é o primeiro passo para uma escolha responsável.

“Uma mera consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral sobre as candidaturas deste ano, já trará um norte para o cidadão. Além disso, é possível procurar por notícias nos principais órgãos de imprensa sobre denúncias, investigações e outras informações para motivo de alerta”, explica. O site do TSE para consulta é o http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/.

Todo limeirense pode desempenhar a sua cidadania através do voto, pois ambos estão diretamente correlacionados. “Isto é essencial, pois elas são interdependentes e excludentes entre si, ou seja, sem a cidadania não há eleições e vice-versa. Sendo assim, o exercício do direito ao voto correlaciona-se com a participação cidadã e representa o exercício da cidadania com a finalidade de trazer a efetivação da democracia”, acrescenta Vantini.

Pílula Eleitoral

O OSB – Limeira assume um compromisso de defender a cidadania e fornecer todo suporte informativo à população. Por ser uma instituição totalmente apartidária, pautando seu trabalho em base técnica, o coordenador do projeto Eleições 2020 ressalta que a instituição não apoia e nem apoiará qualquer candidato ou partido.

Em suas redes sociais, através do perfil @osblimeira, e no site www.osblimeira.org.br, existe uma série de notícias informativas e instrutivas ligadas às eleições. “Temos a divulgação periódica da ‘Pílula Eleitoral’ que em resumo trata-se de informações sobre o processo eleitoral, sua importância, segurança, lisura e principais datas. Além disso, há também o ‘Se Liga Eleições 2020’, que traz informações ao eleitor quanto às funções exercidas pelos Prefeitos e Vereadores, quais os efeitos dos votos brancos, nulos e na legenda além de outras dicas e curiosidades. No mais, em seu canal do YouTube o OSB Limeira já realizou duas lives em que o assunto eleições foi abordado”, conta.

Ele finaliza reforçando a importância de participar deste momento eleitoral da cidade, buscando informações, acompanhando debates, questionando as propostas e ações de figuras públicas atuantes. “Parabéns a Limeira, por seus 194 anos de histórias, desafios, conquistas e importância. Uma cidade fundamental para o Estado de São Paulo e, parabéns aos limeirenses que tão bravamente trabalham e se empenham por uma cidade melhor. Lembrando que, indignar-se é importante mas ATITUDE é fundamental. Vote consciente”, ressalta Vantini.

 

tags: Limeira, Cidadania, Eleiçoes, Voto, Aniversario-cidade, OSB-Limeira