Home

Associado

Logo

PROJETO EMPREENDER

Aplicado pela ACIL em parceria com o Sebrae, o projeto gera o aumento da competitividade das empresas beneficiadas, por meio do fortalecimento do associativismo e aprimoramento de técnicas de gestão

Seja por conta da instabilidade econômica ou pelas transformações políticas pelas quais o Brasil passa, o mercado muda constantemente e o empresário precisa estar atento a essas transformações para poder adequar suas estratégias e manter o crescimento do seu negócio. E para que o sucesso seja conquistado, além de estar alinhado ao que acontece, também é necessário compartilhar ideias com outros empresários e discutir possíveis soluções para as crises que se instalam, principalmente entre aqueles que atuam no mesmo ramo de atividade.

Com esse pensamento de compartilhamento de experiências, a FACESP e o Sebrae-SP, firmaram parceria e lançaram o Projeto Empreender no Estado de São Paulo em 2002, com o objetivo de promover o aumento da competitividade das empresas beneficiadas, por meio do fortalecimento do associativismo e aprimoramento de técnicas de gestão. “Entre as iniciativas do Projeto Empreender São Paulo - Excelência no Desenvolvimento das MPEs Paulistas, destacam-se ações para oferecer assistência gerencial e estratégica de ponta aos pequenos empreendimentos e com isso, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo, principalmente na geração de empregos, ocupação e renda”, enaltece Nelson Andujar de Oliveira, Coordenador Estadual de Desenvolvimento de Filiadas da FACESP.

Em Limeira, o Projeto Empreender foi retomado em 2014 com o intuito de fortalecer e levar a competitividade para às micro e pequenas empresas através da sensibilização dos empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros, por meio da criação de núcleos setoriais. Dessa forma, problemas e necessidades em comum são discutidos por meio da troca de informações e experiências de cada empresário, a fim de buscar soluções conjuntas. “A formação de um grupo acontece a partir de um estudo realizado para identificar os segmentos da cidade que mais necessitam de apoio, e também pela procura do próprio empresário e demanda de outros setores”, conta a Analista de Negócios e Gestora de Projetos de Serviços do Sebrae-SP, Daiane Neves Mayer da Cunha.

Mas por que trabalhar com grupos segmentados? O objetivo é atender empresas com necessidades em comum. “Assim difundimos o associativismo, colaboramos com o desenvolvimento da empresa, do setor e consequentemente da economia local, além de combater o isolamento da micro e pequena empresa, promovendo um aprendizado permanente”, diz Daiane.

Na ACIL, há dois grupos em atividade: Alimentação Fora do Lar e o de Beleza. Os núcleos estão em atividades desde a implantação do Projeto Empreender em Limeira, e hoje são moderados pela agente de desenvolvimento, Melissa Pires. “Nas primeiras reuniões, é aplicada a metodologia METAPLAN, com o propósito de facilitar a integração, a comunicação e simplificar o processo de aprendizagem. Aliado a esse método é feito um brainstorming (tempestade de ideias) e as necessidades são levantadas, discutidas, avaliadas e organizadas adequadamente”, explica a agente do Empreender. A partir desse levantamento é feito uma programação com os principais pontos, temas, capacitações, missões a serem desenvolvidos no decorrer do ano, no qual o Sebrae-SP através do Escritório Regional de Piracicaba tem papel fundamental. “Oferecemos todo o apoio necessário para a agente local, além de disponibilizar as capacitações demandadas pelos grupos e visitas para feiras do setor através das missões empresariais”, destaca Daiane. E como o aprendizado é constante, não há tempo limite para que um grupo participe. “Quando as necessidades iniciais são atendidas, a metodologia é reaplicada. Existem grupos em outras cidades que se reúnem há mais de 10 anos”, fala Melissa.

Com o lema “Unir para Crescer”, o Empreender estimula a capacitação, melhorando a qualidade das empresas facilitando a relação empresário-fornecedor. “Até hoje, 360 Associações Comerciais já tiveram a oportunidade de trabalhar com seus associados de forma setorizada, aprimorando e aproximando seu relacionamento com as empresas em seus municípios, foram criados mais de 1.450 núcleos setoriais, beneficiando mais de 14.600 micro e pequenas empresas”, destaca Oliveira.

Caso o empresário tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o Projeto Empreender em Limeira, a ACIL está de portas abertas para recebê-lo. “Além dos grupos de Alimentação Fora do Lar e Beleza, também estamos constantemente prospectando profissionais de outros setores para novos grupos. Então, se você se enquadra nestes ou em algum outro segmento, pode entrar em contato com a ACIL pelo telefone (19) 3404-4903 ou pelo e-mail empreender@acillimeira.com.br”, convida a agente Melissa.