Home

Associado

Logo

A importância da revisão veicular antes de colocar o pé na estrada

As férias estão chegando, e junto com ela os preparativos para uma possível viagem. É preciso fazer a escolha do destino, alinhar as datas, cotação de hospedagem, passeios, alimentação e demais gastos. Na correria para se resolver tantas coisas, muitos esquecem ou deixam um item essencial desta lista para a última hora: a revisão do veículo.

A revisão veicular não só garante uma viagem tranquila, mas também pode salvar a vida do motorista e demais passageiros, e o técnico e proprietário da Faros Mecânica Automotiva, José Donizete Fávero, aponta alguns itens que são verificados em uma revisão. “São averiguados os itens de todos os grupos que compõem um veículo, como a suspensão, freios, direção, correias, condição do motor, câmbio, embreagem etc.”, conta.

Além da parte mecânica, o sistema elétrico também deve ser observado e avaliado por um profissional capacitado. “A verificação e testes são realizados em toda a parte elétrica e eletrônica, observando o funcionamento do motor, bateria, alternador, lâmpadas, entre outros”, acrescenta o técnico da Faros Mecânica. Os fluidos também devem ser verificados regularmente, respeitando a data de validade estipulada pelo fabricante.

Não se deve fazer a revisão veicular apenas no período de férias ou em longas viagens, e sim tornar-se um hábito na agenda do proprietário. “O acompanhamento de um veículo por um profissional a cada 10 mil quilômetros evita situações inesperadas, e minimiza muito os gastos. Procurar um especialista por indicação é aconselhado, além de avaliar o ambiente de trabalho e tempo de experiência do profissional. Não se deve escolher uma oficina levando em consideração somente o preço”, atenta Fávero.

Ele finaliza explicando que manter o motor revisado com todos os itens em perfeito funcionamento, utilizar combustível de qualidade e conduzir o veículo de maneira moderada, impactam positivamente em seu consumo e gasto com combustível.