Home

Associado

Logo

ACIL recebe cerca de 180 pessoas para palestra Reforma Trabalhista

Na manhã do dia 18 de outubro foi realizado na ACIL em parceria com a Atlas Assessoria a palestra “Reforma Trabalhista”, que foi apresentada pela advogada especialista em Direito do Trabalho, Previdenciário e Empresarial, Veridiana Moreira Police, que discutiu com cerca de 180 profissionais da área de Recursos Humanos e Direito as mais de 100 mudanças nas normas trabalhistas que entrarão em vigor a partir do dia 11 de novembro.

Em sua apresentação, a advogada falou sobre questões relacionadas às jornadas de trabalho parcial e temporária, além da inclusão da jornada intermitente, banco de horas, acordos trabalhistas, férias, intervalo intrajornada, gestantes e lactantes, demissão em acordo, entre outros tópicos. “A palestra foi ótima, nos elucidou em vários aspectos, mas ainda há muito que aprender. Nós que trabalhamos em departamento pessoal, precisamos aprofundar o conhecimento sobre o tema. Esse foi só o primeiro passo, tem muitos ainda pela frente”, falou o grupo de colaboradores do Escritório Contábil Barbosa que prestigiaram a palestra.

“Acredito que esse prazo de modulação das novas regras, será de mais ou menos uns dois anos, no entanto o mais interessante na minha percepção é conseguirmos fazer a leitura de todas essas alterações legislativas com muito cuidado, aproveitar o que tem de interessante nessas regras flexibilizantes, mas ao mesmo tempo não espoliar tanto os direitos do trabalhador. Se tivermos um equilíbrio nesse sentido, não iremos colher nada de ruim, pelo contrário, só iremos crescer ainda mais”, avaliou Veridiana. 

Para a palestrante, a assessoria de um advogado trabalhista nessa etapa de adapatação e entendimento das novas regras é essencial para as empresas. “Justamente para que haja uma melhor compreensão de toda essa normativa e pra que sejam criados os instrumentos contratuais corretos. Vimos hoje que algumas regras e contratos têm uma natureza escrita. É necessário reparametrizar a folha de pagamento e tudo isso o RH faz junto com o suporte jurídico, essa sinergia entre esses dois departamentos é deveras importante nesse sentido”.

Marcelo Voigt Bianchi, presidente da Atlas Assessoria, que junto com a ACIL idealizou e promoveu a palestra em Limeira, acredita que a Reforma Trabalhista é um grande avanço para o País. “Tanto a flexibilização quanto o empoderamento do próprio trabalhador são importantes. Para o Brasil ser competitivo, ele realmente precisa flexibilizar o acordo entre empregado e empresa, até porque hoje há muitas tecnologias diferentes. Você tem várias mudanças na Reforma que impactam de forma positiva o cenário atual a meu ver, mas ela tem que ser preparada, um plano efetivo de cargos e salários é um grande começo para se discutir tudo isso”, completou Bianchi.