Associado

Logo

Boa Vista SCPC disponibiliza serviço para registro de documentos e cheques extraviados

As férias do meio do ano estão chegando e, neste período, muitos brasileiros costumam partir em viagem para vivenciar um período de lazer e descanso em hotéis, praias, campo, montanhas. Quem não viaja, aproveita a sua cidade para visitar locais recreativos, shoppings, bares, restaurantes. Como a rotina é completamente alterada e a tônica é relaxar, nem sempre se dá a devida atenção aos pertences pessoais e, aí, há o risco de perda, extravio, furto ou roubo de bolsas e carteiras com documentos e cheques, o que pode trazer sérias consequências para as finanças pessoais em decorrência do uso indevido deles. Para não correr este risco é fundamental tomar algumas providências rapidamente, como comunicar ao “SOS Cheques e Documentos” o desaparecimento dos pertences. 

O serviço é disponibilizado gratuitamente pela Boa Vista SCPC e, nele, os próprios cidadãos registram o sumiço dos documentos e cheques. Basta entrar no site Consumidor Positivo, acessar o menu Para Você, escolher a opção Informar Documentos Roubados e seguir o passo a passo. 

A informação registrada no “SOS Cheques e Documentos” é repassada a concedentes de crédito sempre que o CPF é consultado nos produtos da Boa Vista, com a informação de que há algo errado naquela documentação. “Este serviço da Boa Vista SCPC é uma segurança tanto para os cidadãos quanto para as empresas, uma vez que um alerta é disparado pelo sistema da Boa Vista no momento em que o lojista consultar o CPF ou o cheque apresentado por quem realiza a compra. É repassada a informação de que a documentação foi roubada, furtada, extraviada ou perdida”, explica Pablo Nemirovsky, Superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC. Portanto, registrar o desaparecimento de documentos e cheques no “SOS Cheques e Documentos” é fundamental para garantir tranquilidade. 

A informação fica disponível por cinco anos para quem faz as consultas na Boa Vista SCPC. “O próprio consumidor pode fazer o pedido de exclusão a qualquer momento. Se não o fizer, o registro é expurgado do cadastro após cinco anos”, completa Pablo. Se o cidadão quiser continuar com o aviso de extravio de seus documentos ou cheques após os cinco anos, explica o Superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, ele precisará fazer novo pedido e apresentar Boletim de Ocorrência.