Home

Associado

Logo

Documentário reconta história de mais de 80 anos do setor da joia folheada

Uma história de empreendedorismo iniciada na década de 1930 por Eduardo Urbano Cardoso. A vinda de João Martins Cardoso, pai de Eduardo, para Limeira, permitiu que essa trajetória tivesse início. Em 1941, quando João Martins faleceu, Eduardo assumiu os negócios e foi além: criou uma indústria para produção de joias em série.

Em 2018, mais de 80 anos depois do começo dessa história, a cidade é reconhecida como Capital Nacional da Joia Folheada.

Na noite desta quinta-feira (22), as memórias e os resultados desse trabalho pioneiro foram eternizados para mais de 250 pessoas com a avant premiere do documentário “Limeira – A Capital Nacional da Joia Folhada. Uma história de empreendedorismo contada por seus protagonistas”, exibido no cinema Centerplex, no Shopping Center Limeira. Produzido pela Prefeitura de Limeira, e dirigido pelo secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, o média-metragem tem a duração de 47 minutos e 51 segundos e contém depoimentos e histórias do setor de joias em Limeira.

Boa parte dessa história foi contada pela filha de Eduardo, Lina Stella Cardoso Paroli. Ela conta que o pai faleceu em 1951 e sua mãe, a limeirense Irma Lencioni, assumiu a administração dos negócios. Para Lina, o documentário perpetua a história de sua família e a evolução desse setor industrial tão importante para a cidade. “Foi uma noite de muita emoção, orgulho e agradecimento. Sempre tivemos vontade de que o trabalho do meu pai fosse reconhecido e só agora estamos vendo isso”, comentou.

Outro precursor dessa história foi Sylvio Cavasin, falecido em 1995. Sua obra e seu nome, no entanto, permanecem vivos até hoje, nas mãos do filho, Sylvio Antonio Cavasin. Cavasin não seguiu os mesmos caminhos da industrialização e trabalhou, até seus últimos dias, em seu ateliê. “Emoção é a palavra que toma conta de todos nós da família e de todos que participaram deste documentário, que mostra o início do segmento de joia e bijuteria”, ressaltou Paulo Cavazin, outro filho de Sylvio Cavasin.

O prefeito Mario Botion, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, definiu a noite como “memorável”. Segundo ele, o documentário conta e registra uma história importante da indústria de Limeira. “Esse documentário é um show de empreendedorismo e vale para a vida de todos nós”, definiu. “É um trabalho que tem por finalidade, além de homenagear estes limeirenses ilustres, mostrar para a população o caminho de sucesso percorrido por todos deste segmento.”

Botion também lembrou que a autoria da lei que concedeu o título ao município de “Capital Nacional da Joia Folheada” foi do deputado federal Miguel Lombardi. “É um reconhecimento excepcional para nossa cidade e para o segmento, resultado de um grande esforço do deputado”. O prefeito agradeceu, ainda, a direção do Shopping Center Limeira e do Centerplex pela parceria na exibição deste documentário. O superintendente do shopping, Alexandre Gabriel, entusiasmado, elogiou o material. “Assistimos essa história em uma sala de cinema, como se fosse um filme de Hollywood. Não tenho palavras para expressar o quanto é emocionante e gratificante participar desse momento”, falou.

O vice-prefeito de Limeira, Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, falou da alegria de participar desse evento.“Nós ficamos felizes em assistir a história da joia, que nasceu aqui no município, e os bons frutos que foram gerados”, citou. Dr. Júlio também destacou os bastidores e enalteceu a produção do documentário. “Fiquei muito orgulhoso de ver o trabalho que foi feito dentro da Prefeitura.”

PRODUÇÃO

O secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, que dirigiu o documentário, falou sobre a produção do material. “Foi um trabalho bastante interessante, desafiador para toda a nossa equipe, principalmente com a confiança que o prefeito Mario Botion depositou na nossa estrutura”, disse. “Outro destaque deste trabalho é a inspiração para que novas gerações percebam que, por meio do empreendedorismo, é possível realizar muita coisa”, completou.

Em novembro, a Prefeitura realiza o Mês Global do Empreendedorismo, etapa importante do Programa Permanente de Desenvolvimento (PPD), e, para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, o documentário coroa todas as ações realizadas neste mês. “Temos um link muito importante entre passado, presente e também para o futuro. Ficamos extremamente realizados com a produção desse documentário”, destacou.

O documentário pode ser assistido acessando o site oficial da Prefeitura: www.limeira.sp.gov.br.

 

*Texto: Secretaria de Comunicação Social / Fotos: Adilson Silveira