Home

Associado

Logo

Doçuras no arraial!

Sem sombra de dúvidas, as festas Juninas e Julinas são algumas das comemorações mais conhecidas e aguardadas no calendário brasileiro. Originalmente uma festividade católica, hoje ela já não se limita mais a comunidade religiosa e é comemorada pela grande maioria da população, tudo graças as famosas quermesses que reúnem muita música, comidas típicas e alegria.

Hoje as festas Juninas e Julinas estão muito mais associadas a uma comemoração “caipira” que relembra as tradições interioranas. Uma destas grandes tradições são os doces, amplamente consumidos nesta época do ano. “Os mais procurados são a paçoca, pé-de-moleque, pé-crocante, pé de moça, amendoim doce, amendoim torrado e temperado, a cocada, doce de abóbora e de batata, doce de leite, entre outros”, conta Juliano da Silva Floriano, proprietário da Império dos Doces.

As guloseimas de amendoim são as mais solicitadas, tendo hoje em dia diversas variações para agradar a todos os paladares. “Agora há no mercado a paçoca rolha com cobertura de chocolate. Além dela o pé de moça tem sido muito solicitado, onde o grande diferencial é o acréscimo de leite condensado para torná-la mais macia e cremosa”, explica o proprietário. Também há opções de doces para pessoas diabéticas, como a Paçoquita Diet e a bananinha diet.

Floriano deixa algumas dicas para se montar uma incrível decoração temática, juntamente com os doces. “Para a comemoração ter sucesso não se pode descuidar do cardápio, e vale ressaltar que este ano teremos a Copa do Mundo. Sendo assim, fica a sugestão de investir na decoração com as cores do Brasil, como nas bandeirinhas, guirlandas e balões. Outra dica é utilizar o tradicional chapéu de palha como recipiente para doces, já que estes vêm embrulhados individualmente”, finaliza.