Incentivo ao esporte é um dos métodos de desenvolvimento utilizados pela ARIL

11/05/2016

A entidade é destaque em competições internacionais como a Special Olympics

A Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL), é uma instituição sem fins lucrativos, que se mantêm com a ajuda e apoio de convênios do poder público e privado. A entidade trabalha através de projetos e acompanhamento de profissionais das mais diversas áreas, para auxiliar e fazer a integração de pessoas com deficiência intelectual/física dentro da sociedade.

A ARIL trabalha com uma equipe de 130 funcionários em Limeira, e mais 15 pessoas em sua sede em Iracemápolis, que englobam médicos, dentista nutricionista, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros especialistas. Todos empenhados em trabalhar através de programas e projetos que são elaborados a partir da necessidade de cada usuário, considerando-se as potencialidades, dificuldades e idade, para assim proporcionar a habilitação e reabilitação em aspectos físicos, motor, cognitivo etc, além da preparação para atividades funcionais e de trabalho.

O atendimento realizado pela entidade pode ser iniciado com as crianças ainda bebês, e conforme seu desenvolvimento e crescimento, elas passam por novas etapas até chegar ao último estágio, onde são integradas socialmente e treinadas para adentrar ao mercado de trabalho. “Possuímos parcerias com diversas empresas, que acolhem estas pessoas e oferecem uma oportunidade de trabalho”, conta o presidente da ARIL, Alaur de Araújo Ferreira Junior.

A ARIL , assim como diversas outras entidades, depende de doações tanto monetárias, quanto de materiais ou mão de obra. Devido à crise em que se encontra o país, muitos colaboradores deixaram de contribuir com a associação. “Entendemos que a situação atual exige que cortes sejam feitos, mas esta contribuição é de extrema importância para manter nosso funcionamento”, acrescenta o presidente. Só no ano passado, a unidade de Limeira realizou mais de 119 mil atendimentos, em todos os seus departamentos.

A entidade realiza durante todo o ano diversos eventos para a arrecadação de fundos. Uma das mais famosas é a “Feijoada da ARIL”, que acontece normalmente no mês de junho. No evento, que é anunciado antecipadamente, são vendidos cupons de kits de feijoada, que serão retirados depois na própria instituição. Quem deu início ao evento foi o já falecido Sr. Florindo Batistella, e hoje são vendidos em média de 500 a 600 kits.

Outro evento muito aguardado é o Bazar da Pechincha, que é realizado duas vezes ao ano. São recolhidos doações de roupas, calçados, acessórios, e até mesmo eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Os produtos são avaliados e conferidos para que possam então serem vendidos no bazar.
Para fazer uma doação, ou tornar-se um parceiro da ARIL, basta entrar no site www.aril.com.br e preencher o formulário que está disponível no link “Parceiros”, ou através do número (19) 3404-8908, contato com Luciana.

Esporte

Um dos principais projetos da ARIL é a área de educação física, onde são desenvolvidas atividades que tem por objetivo a melhora do repertório motor, cognitivo e afetivo-social. São trabalhadas atividades de uma complexidade simples até as mais completas, ajudando as crianças e jovens a desenvolverem e melhorarem suas capacidades.

A ARIL tem seu principal destaque no esporte através da participação no movimento Special Olympics Brasil. Este movimento focado nas competições esportivas abrange atualmente a participação de 200 países, e é voltado para todos os atletas que possuam alguma deficiência intelectual ou física, desde que esta também esteja associada à deficiência intelectual. “A ARIL participa deste programa desde 1991.

Atualmente contamos com 15 participações em jogos internacionais, entre eles se destacam alguns jogos mundiais de verão e de inverno, como também, jogos sul-americanos. A primeira participação internacional foi em 1999, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com a nossa equipe de basquete, que inclusive conquistou a medalha de bronze do evento”, conta o coordenador de educação física, Rodrigo Campos Rodrigues.

Foram diversas medalhas em troféus conquistados nas mais diversas modalidades, como natação, futebol, tênis, basquete, entre outros. Em 2006, por exemplo a instituição foi convidada a participar dos jogos europeus da Special Olympics pelo jogador Kaká, que naquela época era embaixador da competição na Europa e apadrinhou a equipe de natação da unidade ARIL de Limeira. O que era para ser apenas uma participação tornou-se mais uma conquista para os atletas da entidade, que foram representados por um casal de deficientes intelectuais e um casal com Síndrome de Down, que trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze para a instituição. 

Atualmente a ARIL, em parceria com o movimento Special Olympics Brasil, trabalha com o conceito de “Esporte Unificado”, onde os atletas da instituição, somando aos atletas da Escola Estadual Lázaro Duarte do Páteo, trabalham com o conceito de esporte unificado. “Lembrando que este tipo de inclusão é de extrema importância, pois tanto os atletas da Instituição quanto aos atletas da Escola Estadual precisam estar no mesmo nível de habilidade”, completa o coordenador. Assim a instituição contribui para a inclusão destes atletas nas mais variadas modalidades esportivas, como por exemplo futsal, basquete, atletismo, natação, tênis de quadra e de mesa, entre outras modalidades.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?