Home

Associado

Logo

Lâmpadas de LED: vale a pena investir?

Em todos os setores a tecnologia é aplicada para trazer mais praticidade, conforto e economia, o que não é diferente no que se diz respeito à iluminação de ambientes. São diversas opções e modelos de todos os tipos de luminárias, porém algo que vem chamando a atenção é a chegada das novas lâmpadas de LED.

A iluminação feita por estas lâmpadas é igual ou até mesmo superior do que a produzida pelas lâmpadas convencionais, também conhecidas como alógenas. “As lâmpadas de LED conseguem substituir 90% das demais lâmpadas. Com elas, você consegue um alto fator de potência, não existe depreciação, oscilação, menor pico de tensão e há maior economia de energia”, explica Daniel Antonio Pinto, light designer da Vivane Lustres e Decoração.

A escolha de uma lâmpada de LED para um ambiente acontece de forma diferente das convencionais. “A iluminação desta lâmpada é calculada através de seus lúmens, e não de sua potencia, que são os watts”, conta o light designer. A potência deste tipo de lâmpada influencia em seu gasto de energia, e não na sua luminescência, como é o caso da alógena.

Na hora da compra do produto, o consumidor deve estar atento para não acabar levando para casa um produto de baixa qualidade. “O mercado vem sofrendo um pouco com a entrada de mercadorias ‘chinesas’, que possuem uma qualidade bem inferior. Para não levar um produto destes para casa, a dica é procurar aqueles que venham com o selo de certificação do Inmetro, assim evitam-se futuras dores de cabeça”, aponta. 

Lâmpadas que não são certificadas, além de terem um tempo de vida bem menor, podem consumir mais energia do que o esperado. Além disso, antes de realizar a troca, o consumidor deve analisar se vale mesmo a pena realizar a troca de sua iluminação. “O melhor é sempre contar com a ajuda de um profissional. Aqui nós prestamos esta consultoria, analisamos aquilo que o cliente deseja e orientamos da melhor forma possível”, finaliza o light designer da Vivane.