Associado

Logo

Livros de pintura para adultos são a nova mania nacional

Com proposta antiestresse, livros de colorir para adultos ganham espaço na prateleira e no gosto popular dos brasileiros, que além de aliviarem as tensões causadas pela correria do dia a dia, se divertem e resgatam um dos passatempos mais gostosos da infância, a arte da imaginação através da pintura.O grande destaque dessa nova mania que teve início na Europa e hoje já ganha adeptos em vários países, como o Brasil, é o livro "Jardim Secreto" que possui uma coleção de desenhos de flores, folhas, árvores e pássaros distribuídos em 96 páginas. A obra é assinada pela artista Johanna Basford e desde seu lançamento, no segundo semestre de 2013, já vendeu mais de 1,4 milhão de exemplares em 22 idiomas. Devido a tanto sucesso já ganhou sequência: o “Floresta Encantada”, que em sua primeira edição, com 226 mil unidades, começa a se esgotar nas prateleiras.

Em Limeira, as obras de Basford precisam ser reservadas com antecedência devido à demanda de clientes à procura dos livros. Na Livraria Kyrios, por exemplo, “Jardim Secreto” e “Floresta Encantada” só por encomenda. “O que chega é vendido muito rápido, tanto que esgotou na editora, hoje não tenho nenhum na loja. Mas estou para receber ainda esta semana, pois já estamos com cerca de 30 pedidos”, conta o proprietário Lúcio de Oliveira Batista.Para o empresário, o fenômeno mundial veio em boa hora, principalmente em decorrência da crise enfrentada pelos comerciantes no momento, “nos ajuda porque ao vir em busca do livro, o cliente acaba vendo outros produtos também”.Enganam-se aqueles que acham que para levar uma das obras para casa deve-se investir alto, a média de preço dos livros é de R$29,90. Mas como o hábito de pintura está sendo resgatado por muitos, ainda é necessário comprar o material para colorir os desenhos, como lápis, giz de cera, guache ou canetas hidrográficas, que podem ser encontrados nas melhores papelarias de Limeira, que também comemoram o sucesso surpreendente dos livros.


Lúcio de Oliveira Batista, da Livraria Kyrios,
comemora com o sucesso dos livros que impulsionaram
as vendas em seu comérciodim
 

Quando questionado sobre o perfil do consumidor que mais vai em busca dos exemplares na livraria, Batista é categórico: as mulheres, “em especial aquelas entre 30 e 45 anos, além disso na maioria das vezes é para presentear uma amiga, que acaba vindo até a livraria para retribuir o mimo comprando o livro para a colega também”, conta.Hora de colorir e desestressar Felicidade. Esse é o sentimento que a Professora de Geografia, Lenita de Castro Duarte do Páteo, 31, sente ao pintar o livro “Jardim Secreto”, que comprou pela internet, onde também adquiriu o título “Floresta Encantada”, que demorou 12 dias para chegar.O interesse pelos exemplares surgiu com a vontade de resgatar hábitos antigos, voltar ao passado. “Hoje é tudo digital e pegar no lápis de cor, relembrar as aulas de arte da escola, está sendo surpreendente”, fala.



Na rede social Instagram, vários perfis já foram criados com dicas de pintura nos livros. “Ao mesmo tempo que fujo do cotidiano da tecnologia, eles acabam me ajudando com recursos, pois no “Inspiração Jardim Secreto” e “Jardim Secreto Inspire”, existem muitas dicas de como utilizar os materiais que auxiliam na pintura”.Ela cita que a autora acertou bem na proposta do livro de aliviar o estresse. “Quando estou pintando não penso mais em nada, esqueço de tudo e isso ajuda a aliviar a mente dos problemas cotidianos”, comenta a professora que comprou mais lápis de cor para começar as artes. “Fiquei tão empolgada que acabei pegando mais tipos: como os aquareláveis e giz pastel”.Lenita não usa técnicas, mas deixa as cores separadas por tons. “Fica mais fácil para enxergar e as ideias vão surgindo sem muito compromisso”.Quanto à febre da procura pelo livro, ela disse que concorda e muito. “Deveria ser permanente, pois está aproximando muita gente na hora de vivenciar as experiências”, finaliza