Home

Associado

Logo

Primeira edição da FENACIL recebe público de mais de 2.300 pessoas

Sucesso define a primeira edição da Feira de Empreendedorismo e Negócios da ACIL. A FENACIL recebeu mais de 2.300 pessoas no Centro de Eventos do Shopping Nações nos dias 06 e 07 de junho. Promoveu encontros, palestras, workshops, fez com que os visitantes conhecessem o que há de melhor em diversos segmentos, além de fomentar o espírito empreendedor em todos que a prestigiaram.

Muito mais que uma simples feira de negócios, a FENACIL fomentou o network entre os participantes e os 60 expositores presentes em sua primeira edição, realizou rodada de negócios com 30 empresas, ofereceu consultoria gratuita através do Fast Consulting, e produziu uma programação de ponta para atender a necessidade do empresariado limeirense.

“Trouxemos grandes profissionais dos mais diversos ramos de atuação com o objetivo de apresentar temas atuais para os empresários. Falamos sobre a Indústria 4.0; planejamento estratégico; liderança; marketing digital; relacionamento com os clientes; licitações; Blockchain; Varejo 4.0; e-commerce; investimentos, e outros assuntos que são essenciais para um empreendedor se tornar um grande empresário”, destacou Adriano Gonçalves, um dos integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIL que junto com a entidade, idealizou e organizou a FENACIL.

Abertura com Arnaldo Jabor

Marcando a abertura da 1ª FENACIL aconteceu no Centro de Eventos do Shopping Nações, no dia 05, a palestra “Perspectivas do Brasil”, apresentada pelo ilustre jornalista, cineasta e comentarista político, Arnaldo Jabor. A palestra teve patrocínio da Unimed Limeira e apoio da Silva’s Festas e Shopping Nações Limeira.

Durante sua apresentação para uma plateia de cerca de 600 pessoas, Jabor fez uma análise dos presidentes que governaram o País nas últimas décadas, fazendo uma reflexão sobre os erros e acertos de cada um em seu mandato, além de chamar a atenção do público sobre a necessidade dos brasileiros despertarem sua consciência para a nova realidade do País.

Para Raul Groppo, do Observatório Social do Brasil em Limeira, a palestra foi muito interessante e pertinente visto a atual situação do País. “Toda vez que o assunto Brasil vem, é muito legal quando Arnaldo Jabor e outros palestrantes falam sobre esse despertar da consciência, de que não existe salvador da pátria, de que na verdade a população como nós brasileiros e cidadãos, se não despertarmos para um novo momento, para um novo cenário, um novo Brasil, ele não vai acontecer”.       

Ainda segundo Groppo, essa questão sobre combate a corrupção, um liberalismo, no sentido de haver um equilíbrio, está muito em pauta atualmente. “Não é uma pessoa que vai resolver os problemas do Brasil. É cada cidadão com esse despertar de consciência, que palestras como essa trazem. Então o tema abordado hoje é muito importante, muito feliz, ainda mais se tratando da abertura de uma feira de empreendedorismo, que se conecta muito com o trabalho que fazemos no Observatório Social”, completou.

Conhecimento e network    

A FENACIL contou com espaços especiais para a realização das palestras, workshops, rodada de negócios e network, todos patrocinados por grandes empresas.

A Arena ATLAS de Palestras recebeu grandes nomes do meio empresarial como Antonio Augusto Dias, CIO na Suzano Papel e Celulose; Pedro Henrique Assis, da Resultados Digitais; Rodolfo Reis, fundador da Leiturinha; Paulo Morais, da Venturança Aceleradora; Renis Rocha, da Bematech Totvs; Marco Saravalle, da XP Investimentos, Luis Fernando Saad, da FS Advisors International LLC e Magneto Corretora, entre outros excelentes profissionais que vieram até a FENACIL para compartilhar um pouco sobre seu conhecimento.

Além desses, a Arena ATLAS recebeu o Painel Startup e Inovação, que reuniu empreendedores dos mais diversos setores que contaram um pouco de sua trajetória, experiência e a vivência do “ser empreendedor”, utilizando as empresas em que estão envolvidos como cases de sucesso.

Estiveram presentes Paulo Morais da Venturança Aceleradora, Mateus Paiva da CTO da Sintecsys, Stéfanno Carnevalli da Syndreams Aceleradora de Startups e Empresas, Pedro Chamochumbi da Usina de Inovação Monte Alegre e AgTech Valley e Sergio Barbosa da ESALQTec.

Em forma de bate papo, os convidados debateram e expuseram o que é startup. “Nós vivemos na época da conectividade. Aqui na região o que mais precisamos é criar tecnologias, com pessoas de talentos e áreas diferentes, e isto está muito presente nas startups”, explicou Barbosa.

Eles também salientaram a importância de um evento como a FENACIL, além das oportunidades ali presentes. “Esperamos que os visitantes consigam fechar e prospectar futuros negócios nesta feira. E que o nosso painel agregue mais conhecimento sobre inovação, que é um assunto que está em alta hoje em dia”, finalizou Chamochumbi.

A Arena WISE ADVISORS de Workshops também recebeu vários eventos durante os dois dias de FENACIL. Passaram por lá Alessandra Torres, da Vision X, com a palestra “Planejamento Estratégico: crie seu futuro”; Aguinaldo Oliveira, do Café Corporativo, falou sobre “Conflito de Gerações: família, empresa, sociedade”; Eduardo Sakai, da Sakai Treinamentos, abordou a temática “Liderança e pensamento sistêmico”; Raul Groppo, do Observatório Social do Brasil em Limeira, falou sobre “Licitações – Por que participar e como começo?”; Aline Basso, do LinkedMom, abordou o tema “Mindset: como mudar seu padrão para inovação e criatividade”; além dos consultores do Sebrae, Anderson Santos e Silmara de Souza. No espaço, também foi realizada uma reunião especial do grupo RNE – Rede de Negócios Empresariais.

Além dessas, a FENACIL contou com a Arena VANGUARDA CAPITAL de Negócios, local onde foi promovida a Rodada de Negócios com a participação de 30 empresas interessadas em conhecer novos parceiros e fechar negócios. Uma das empresárias presentes na rodada foi Patrícia Favaro, do Spazio di Roma, que junto com seu marido, Gustavo Pellizzon, da Dronezone, ficou muito contente com sua participação e o resultado positivo gerado. “Só tenho elogios para a rodada de negócios. Pra nós dois foi muito válido, pois tivemos uma experiência de troca com outros empresários que no dia a dia muitas vezes não é possível. Hoje é muito difícil esse contato, e para nós, nesse sentido, foi muito significativo”, disse Patrícia.

Outro destaque foi a Arena GRUPO MERCÚRIO de Network, espaço montado especialmente para promover o encontro e troca de experiências entre os empresários presentes na feira, com o intuito de fomentar o network entre elas, afinal, todo empresário de sucesso possui uma boa rede de contatos.

Expositores

Parte fundamental no sucesso da primeira edição da FENACIL em Limeira, as empresas expositoras da Feira de Empreendedorismo e Negócios da ACIL fizeram a diferença no evento com seus estandes. Estamparam suas marcas, utilizaram suas cores, e acima de tudo, mostraram aos visitantes que realmente são empresas em que se pode apostar e confiar.

Muitos negócios foram fechados nos dois dias de feira, e muitas empresas tiveram retorno significativo ao conquistar novos clientes, fechar novas parcerias, além de fortalecer sua marca no mercado. Exemplo disso é o Grupo Planon, empresa limeirense que trabalha com projetos e serviços de engenharia ambiental, arquitetura e agrimensura, que ficou muito satisfeito com sua participação no evento. “A Planon é relativamente nova e surgiu da fusão de outras empresas, e é a primeira feira que participamos nesta nova fase. O evento nos deu uma boa oportunidade do público conhecer a Planon e nossa marca, o que é muito positivo para nós”, ressaltou Vinícius Góes, diretor ambiental e sócio proprietário da Planon.

Ainda de acordo com o empresário, muitos clientes que passaram pelo estande da Planon elogiaram muito o evento. “Em termos de organização, para uma primeira edição, estava bem bacana, tanto que recebemos elogios de clientes que participaram de outras feiras e disseram que a dinâmica da FENACIL estava muito boa. Pelo que esperávamos da feira, superou nossas expectativas”, completou.

Quem também se mostrou muito contente com os resultados gerados pela FENACIL foi o diretor comercial da ETC Idiomas, Giovane Tito. “Foi bem legal, e até melhor do que esperávamos. Fechamos alguns negócios que superaram nossa expectativa. O legal da feira é que vimos muitas pessoas de fora, da região de Limeira. O pessoal do NJE foi sensacional, toda a equipe nos deu um super apoio na parte organizacional. Alguns colaboradores do nosso estande acompanharam palestras e workshops, e também gostaram muito”, falou Giovane.

Os organizadores

O desafio entregue pela diretoria da ACIL ao Núcleo de Jovens Empreendedores de promover um evento que ressaltasse e fomentasse o empreendedorismo em Limeira foi dado há quase um ano. De lá pra cá, foram várias reuniões, encontros, debates, visitas à feiras e eventos da região, tudo para levantar as melhores ideias e organizar uma feira que realmente marcasse o calendário da cidade.

Foi assim que surgiu e foi criada a primeira FENACIL. “Todo o processo de desenvolvimento do evento foi uma experiência única! Foram mais de 70 reuniões com toda a equipe para discutir e planejar cada detalhe, e o resultado de toda essa vivência foi um desenvolvimento pessoal e profissional muito grande pra todos os que estavam envolvidos. O nosso comprometimento (do NJE) sempre foi trabalhar pelo coletivo e o propósito da FENACIL era ser um evento que pudesse gerar negócios e fomentar a economia local, além da visibilidade para o potencial das empresas limeirenses, e com certeza atingimos esse objetivo. Além disso, o feedback que recebemos do evento foi muito positivo. Isso nos fortaleceu ainda mais para continuar a executar projetos que desenvolvam nossa cidade e toda sua população", destacou Karen Roque, integrante do NJE.

E para o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta, a FENACIL, sem dúvida, superou todas as expectativas. “A feira foi ótima. A diretoria está muito satisfeita, pois nossa ideia inicial foi concretizada com muita competência pelo NJE e a equipe da ACIL. O Núcleo de Jovens trabalhou muito bem, o clima criado durante o evento foi excelente. Todos os participantes da FENACIL estão muito felizes, e a cidade de Limeira ganhou muito com esta feira.”

A 1ª FENACIL foi promovida pela ACIL e seu Núcleo de Jovens Empreendedores e teve patrocínio Master da Ícone Telecon e Tulipa Novalis, e patrocínio Arena da Atlas Assessoria, Grupo Mercúrio, Vanguarda Capital e Wise Advisors.