Home

Associado

Logo

Smartphones e a importância da segurança mobile

Hoje é possível fazer praticamente tudo através de um smartphone ou tablet. Além do acesso a e-mails e redes sociais, também é possível fazer compras, consultas de dados financeiros e bancários, transações diversas etc. Porém toda esta facilidade traz consigo certos cuidados, para que dados e informações importantes não caiam em mãos erradas.
Existem diversas ações e ferramentas que podem auxiliar na prevenção e segurança em dispositivos mobile, como explica Henrique Martins, consultor de vendas da Athomoz Informática. “Alguns cuidados são de extrema importância, como verificar se a rede em que se está conectado é autêntica, atenção aos sites que são acessados, além da instalação de um antivírus no próprio aparelho e a atualização de seu software”, aponta.
Um risco presente é da instalação de aplicativos nocivos ao aparelho. Normalmente são cópias de aplicativos conhecidos ou jogos que parecem inofensivos, porém que podem rodar funções além das desejadas e realizar coleta de dados, localização, envios de spams ou até mesmo danos ao aparelho. “A melhor ação neste caso é não habilitar qualquer aplicativo ou software que queira acessar dados e funções do celular, caso não saiba se este é seguro. Se possível, preferir utilizar as versões pagas de antivírus, pois as gratuitas normalmente são mais limitadas, oferecendo um tempo de proteção inferior e funções mais restritas”, explica Martins.
Existem sinais que o aparelho pode apresentar em seu funcionamento, que são indícios de que algo possa estar errado. “Travamentos, ações realizadas indesejavelmente em aplicativos ou até mesmo no próprio aparelho são algumas das situações mais comuns”, finaliza o consultor de vendas da Athomoz.