WhatsApp Business traz novas funções para comunicação rápida com clientes

28/07/2020

O WhatsApp tornou-se uma das maiores plataformas de comunicação do mundo, principalmente no Brasil. Inicialmente utilizada apenas para a troca de mensagens, hoje o aplicativo padrão já permite o envio de imagens, vídeos, áudios, realização de chamadas de voz e vídeo, entre outras funções.

E para aqueles que possuem um negócio próprio, encontram à disposição o WhatsApp Business, que é uma versão do app que acrescenta diversas funções voltadas para o dia a dia dos negócios. Com ele, além das básicas já citadas, é possível criar mensagens automáticas de saudação e ausência, etiquetas de classificação, métricas, entre outras.

Uma das funções mais úteis existente é a do empresário poder montar um catálogo de produtos. Recentemente esta ferramenta foi aprimorada, permitindo agora que o usuário compartilhe este catálogo com seus clientes em outras plataformas, já que antes disso ele só poderia enviá-lo dentro do próprio WhatsApp.

Esse compartilhamento é feito através de um link gerado dentro do aplicativo, que pode ser passado para uma pessoa através do Facebook ou Instagram, por exemplo. Além disso, o próprio cliente poderá compartilhar o link do catálogo com outras pessoas, o que gera um marketing orgânico para a empresa.

Uma nova ferramenta também foi acrescentada para a versão Business, que é a de gerar um QR code exclusivo para cada empresa. Com isso, ao invés de ter que adicionar o número da loja em sua agenda para iniciar uma conversa, o cliente pode simplesmente apontar a câmera de seu smartphone para o QR code e pronto, a janela de diálogo será aberta no aplicativo. Com esta novidade, o empresário poderá dispor desta imagem em panfletos, cartazes, cartões etc., trazendo mais praticidade e agilidade no contato com o consumidor, fornecedores ou parceiros.

Pede Por Perto

Tendo em mãos o WhatsApp Business e outras redes sociais, o empresário ou gestor pode se cadastrar no Pede Por Perto, uma plataforma criada para auxiliar principalmente os pequenos negócios a entrarem no mundo digital. Com estas duas ferramentas, o empreendedor tem em mãos a oportunidade de potencializar seu negócio e assim enfrentar os desafios desta época de crise.

A ACIL apoia e é a embaixadora limeirense do Pede Por Perto, e para saber mais sobre ele e todas as suas possibilidades de negócios, é só clicar neste link.

 

tags: WhatsApp-Business, Dicas, E-commerce, Vendas-Online